Estado de Minas MEIO AMBIENTE

Terra está em emergência climática, alertam cientistas

A afirmação foi feita num artigo publicado no importante jornal científico Bioscience e assinado por mais de mais de 11 mil pesquisadores

postado em 06/11/2019 01:05 / atualizado em 06/11/2019 01:13

"A crise climática chegou e está acontecendo mais rápido do que a maioria dos cientistas esperava. Ela ameaça os ecossistemas e o destino da humanidade", diz artigo recente assinado por milhares de cientistas de diversos países (foto: Pixabay)
Assim como o enorme derramamento de óleo no litoral brasileiro que faz as praias do nordeste agonizarem, parece que as notícias ruins para o meio ambiente não param de chegar. Na terça-feira (6 de novembro), mais de 11 mil cientistas, de 153 países, assinaram um artigo declarando que o nosso planeta está em emergência climática. O texto foi publicado no importante periódico científio Bioscience e reúne diversos dados colhidos nos últimos 40 anos que demonstram crescimento exponencial de indicadores ambientais como o das emissões de gás carbônico e de áreas que sofrem queimadas.

Segundo os cientistas, os problemas enfrentados pela planeta estão diretamente ligados ao estilo de vida consumista e a ausência de implementação de políticas efetivas. Ainda de acordo com eles, o volume de emissão dos gases ligados ao efeito estufa (CO2, metano e óxido nitroso) não para de aumentar, assim como as temperaturas e os danos causados por desastres ambientais. Os números apresentados no artigo também demostram que as áreas de gelo na Antártica e no Ártico têm ficado cada vez menores.

Já as medidas criadas para tentar combater o quadro crescem num ritmo muito mais lento, de acordo com os pesquisadores. O consumo de energia solar e eólica está aumentando quase 373% por década, mas ainda é 28 vezes menor do que o consumo de energia vinda dos combustíveis fósseis. As indústrias também não mudaram o seu comportamento e continuam a investir nos materiais poluentes. Só em 2018, foram concedidos mais 400 bilhões de dólares em subsídios a empresas de energia que usam combustíveis fósseis, afirmam os cientistas. "Apesar dos 40 anos de negociação climática global, com algumas poucas exceções, nós continuamos a conduzir os negócios da mesma forma e temos falhado em abordar essa situação", diz o artigo publicado no Bioscience.

Mas ainda há como mudar o nosso futuro, segundo os pesquisadores. O estudo aponta seis eixos que precisam ser repensados para assegurar um futuro sustentável. Esse conjunto de medidas incluem ações como substituir os combustíveis fósseis por energias renováveis, proteger a fauna e flora, consumir menos produtos de origem animal e acabar com a exploração excessiva dos ecossistemas. "Nossos objetivos precisam passar do crescimento do PIB e da busca de riqueza em direção à sustentação de ecossistemas e à melhoria do bem-estar humano", recomenda o grupo de cientistas.