Publicidade

Estado de Minas NATUREZA

Poluição luminosa está atrapalhando a reprodução dos vaga-lumes, constata estudo

A alta quantidade de luz emitida pelas cidades tem se tornado uma barreira para, dificultando o encontro entre os machos e fêmeas


postado em 10/02/2020 15:06

Existem mais de duas mil espécies de vaga-lume, a maioria é encontrada em locais úmidos(foto: Unsplash)
Existem mais de duas mil espécies de vaga-lume, a maioria é encontrada em locais úmidos (foto: Unsplash)
As fortes luzes emitidas por postes, outdoors eletrônicos e placas luminosas não atrapalha apenas sua visão e seu sono. Segundo uma pesquisa publicada na revista científica BioScience, da renomada universidade de Oxford, a poluição luminosa tem dificultado a reprodução dos simpáticos vaga-lumes. Talvez esse seja um dos motivos pelo qual você não os vê com frequência por aí. Isto acontece porque os machos e fêmeas da espécie usam os seus sinais de luz para encontrar um ao outro. Porém, a luz emitida pelas cidades tem ofuscado essa forma de atração entre os bichos.

A pesquisa, que foi conduzida por cientistas da Universidade Tufts, localizada em Massachusetts (EUA), e da União Internacional para a Conservação da Natureza, analisou dados sobre as populações de vaga-lumes na América do Norte, América Central, Europa e Ásia. Os resultados encontrados apontaram que em vários locais dessas regiões, esses insetos correm risco de serem extintos. "Se as pessoas quiserem ver vaga-lumes no futuro, terão de olhar para nosso estudo com seriedade", diz Sara Lewis, professora de biologia na Universidade Tufts.

E o problema não está restrito apenas aos vaga-lumes que moram nas cidades. Os raios de luz emitidos pelos grandes centros urbanos atingem a atmosfera e são refletidos para áreas mais afastadas, alterando não só a visibilidade noturna como também o ciclo de sono dos predadores destes animais, fazendo com que eles sejam devorados mais que o normal.

Mas a lâmpada que ilumina a sua rua ou o seu prédio está longe de ser o maior problema dos vaga-lumes. Segundo os pesquisadores da Universidade de Tufts, que lideraram o estudo, o uso de inseticidas e a destruição do habitat natural deles é bem mais nocivo ao futuro da espécie. vaga-lumes são animais que gostam de morar perto de lugares úmidos, como mangues e pântanos, que são vegetações cada vez mais vítimas de degradação causada pelo homem.

Além de afetar o turismo em países como México e Coreia do Sul, que possuem santuários e eventos dedicados a estes animais, a extinção dos vaga-lumes também altera a cadeia alimentar e o processo de polinização das plantas. Ou seja, não faltam motivos para preservar esses simpáticos e brilhantes bichinhos.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade