Publicidade

Estado de Minas PESQUISA

Pode não existir dose segura de cafeína para grávidas

Estudo desenvolvido pela UFMG descobriu, com testes em camundongos, que a placenta não filtra a substância, causando risco direto ao feto


postado em 09/03/2020 15:02 / atualizado em 09/03/2020 16:52

De acordo com a OMS gestantes devem consumir menos de 300 miligramas da substância por dia, algo em torno de 6 xícaras pequenas, mas o estudo da UFMG sugere que nem mesmo essa quantidade pode ser segura(foto: Pixabay)
De acordo com a OMS gestantes devem consumir menos de 300 miligramas da substância por dia, algo em torno de 6 xícaras pequenas, mas o estudo da UFMG sugere que nem mesmo essa quantidade pode ser segura (foto: Pixabay)
Seja para começar o dia, dar uma energia após o almoço ou simplesmente porque acabou de ser coado, o café tem o seu lugar garantido no dia a dia do brasileiro. Afinal, toda visita à casa de um parente ou amigo termina com um bom cafezinho. Mas, para as grávidas, esse hábito pode ser muito perigoso, uma vez que vários estudos indicam que a cafeína pode estar associada a restrições de crescimento, partos prematuros e abortos espontâneos.

Vale lembrar que a cafeína não está só no café. Produtos como refrigerantes, chocolates, energéticos, analgésicos e chás também possuem quantidades significativas da substância.

Segundo uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), gestantes deveriam consumir menos de 300 miligramas da substância por dia, algo em torno de 6 xícaras pequenas, para reduzir os riscos de problemas na gestação.

Entretanto, uma pesquisa realizada pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, descobriu que pode não existir uma dose segura de cafeína para as grávidas.

Desenvolvida pela doutoranda em Biologia Molecular, Thaís de Merici e Paula, o estudo analisou o impacto da substância na gravidez de camundongos. "A membrana da placenta não filtra a cafeína. Então, a mesma quantidade de cafeína que a mãe ingere chega tranquilamente ao feto ou ao embrião, que não tem um sistema renal totalmente pronto para degradar a cafeína", disse a pesquisadora em uma entrevista à TV UFMG.

Premiado durante o congresso promovido pela Federação Internacional das Associações de Placenta, o estudo também detectou que as roedoras que consumiram cafeína desenvolveram placentas menores e menos eficientes, resultando em filhotes que nascem com tamnho e peso menores do que o normal, o que, em seres humanos, pode trazer problemas metabólicos na vida adulta, resultando em quadros como diabetes e hipertensão.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade