Publicidade

Estado de Minas ESPERANÇA

Remédio usado no tratamento de HIV é promissor contra a covid-19

Estudo da Fiocruz revela que medicamento Atazanavir seria capaz de inibir a replicação do novo coronavírus no organismo e reduzir processo inflamatório dos pulmões


postado em 08/04/2020 15:54

Os especialistas investigaram ainda, contra o novo coronavírus, o uso combinado do Atazanavir com o Ritonavir, também utilizado para combater o HIV(foto: Pixabay)
Os especialistas investigaram ainda, contra o novo coronavírus, o uso combinado do Atazanavir com o Ritonavir, também utilizado para combater o HIV (foto: Pixabay)
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou que o medicamento Atazanavir, utilizado no tratamento contra o HIV, inibiu a replicação do novo coronavírus e reduziu a produção de proteínas que estão ligadas ao processo inflamatório dos pulmões. Teria ação, então, contra o agravamento da doença. Os especialistas investigaram ainda o uso combinado do Atazanavir com o Ritonavir, também utilizado para combater o HIV.

O pesquisador da Fiocruz Thiago Moreno, que lidera o estudo, afirma que medicamentos já propostos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como a Hidroxicloroquina, estão mais próximos de se tornarem terapias para pacientes com a Covid-19. Mas alternativas são necessárias. De acordo ele, a análise de medicamentos já aprovados para outros usos é a estratégia mais rápida no combate à Covid-19. "Isso, claro, juntamente com a adoção dos protocolos de distanciamento já em curso", diz. Moreno alerta para os riscos da automedicação e ressalta que só o médico responsável pelo paciente é capaz de receitar determinado tratamento e acompanhar a evolução da doença.

A pesquisa foi coordenada pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/Fiocruz), que envolve cientistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), além do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino e da Universidade Iguaçu. 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade