Publicidade

Estado de Minas CONTEÚDO PATROCINADO

Bioquímica - 6 fatos do curso à profissão

Para auxiliar na decisão sobre ingressar ou não na área, conheça alguns fatos importantes


postado em 27/08/2021 12:13

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
Se você está em dúvida sobre qual setor escolher, saiba que os profissionais desta área devem possuir algumas características principais para se darem bem na hora de trabalhar. São elas: se interessar por física, biologia, química e matemática, estar disposto a resolver problemas, ser persistente e gostar de estudar, querer sempre aprender mais e se atualizar dentro da área de atuação.

Esse profissional deve ter em mente que a bioquímica, assim como as demais ciências, está em constante evolução, por isso, é muito importante estar se atualizando sobre as inovações e tecnologias que estão surgindo.

Curso de graduação

Durante a graduação, os profissionais que optam por um curso de bioquímica têm matérias nas áreas de ciências químicas, exatas e tecnológicas. Alguns dos conteúdos estudados serão bioquímica clínica e toxicológica, biologia molecular, genética, bioprocessos, físico-química, processos fermentativos, química orgânica, matemática e fitoquímica.

O curso possui 4 anos de extensão, em média, e ainda é pouco oferecido nas instituições brasileiras. O profissional é formado com o conhecimento de todos os processos químicos dos organismos vivos e costuma trabalhar junto com a indústria de alimentos.

Áreas de atuação

O bioquímico pode atuar em setores variados, como:

  • Inovação, desenvolvimento, pesquisa e produção bioquímica em indústrias e empresas

  • Controle de qualidade e análises de laboratório

  • Marketing de produtos de laboratório e/ou bioquímicos

  • Comércio

  • Gestão de inovações e patentes, gestão de projetos e laboratórios, garantia de qualidade e assuntos regulatórios

  • Ensino em centros de pesquisa, universidades e pesquisa científica

Mercado e ambientes de trabalho

Os locais de trabalho que esse profissional atua são as linhas de produção industrial de alimentos, salas de aula e universidades, laboratórios de pesquisa científica e de análises, indústrias e escritórios de empresas.

As principais áreas de atuação desse mercado são em laboratórios de análises químicas e bioquímicas, gestão de projetos e inovações, pesquisa científica, produção bioindustrial e controle de qualidade. Dentro disso, estão diversos nichos, como indústria farmacêutica, alimentação, biocombustível, papel e celulose, entre outros.

Quais as funções de um bioquímico?

O bioquímico é, na tradução literal, o químico da vida. É o responsável por conhecer e manipular os processos químicos de organismos vivos para produção de alimentos, como as leveduras de cerveja, por exemplo, e de novas tecnologias. Ele pode atuar para os setores de farmácia, veterinária, química, cosméticos e muito mais.

As diferenças dos cursos de bioquímica e farmácia

Basicamente, o farmacêutico é um profissional que atua nas áreas da saúde e de medicamentos, já o bioquímico trabalha com os processos da química dos organismos. Porém, as duas áreas se encontram e trabalham juntas nos ramos de alimentos e até mesmo análises clínicas.

Enquanto a função do bioquímico é proporcionar um viés mais aprofundado sobre os assuntos de bioquímica, química e biotecnologia. Já o farmacêutico traz um olhar mais voltado para a saúde pública.

O que acontece é que no ano de 2002, a grade curricular do curso de farmácia teve seu formato modificado, voltado para o medicamento e a saúde, o que forma o farmacêutico generalista, que acaba abrindo um espaço que é ocupado pelo bacharel em bioquímica, por isso, surgem muitas dúvidas entre os dois cursos.

A Bioquímica e a Biotecnologia

Neste caso, a bioquímica é a química na interface com a biologia, já a biotecnologia é a biologia na interface com a tecnologia. Essa diferença fica mais clara na grade curricular de ambos os cursos, enquanto a bioquímica é voltada para química e exatas, enquanto a biotecnologia tem um enfoque em biologia aprofundada. Por isso, a bioquímica tem um escopo de trabalho mais tradicional e que engloba mais áreas de atuação. 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade