Publicidade

Estado de Minas INTERNET

Droga 'strawberry quick' está sendo vendida na porta das escolas?

Boato está circulando nas redes sociais e assustando muitos pais


postado em 18/09/2018 07:59 / atualizado em 18/09/2018 08:11

A mensagem sobre uma droga chamada
A mensagem sobre uma droga chamada "strawberry quick", que está circulando nas redes sociais, especialmente no Facebook, é fake news (foto: Facebook/Reprodução)

Entre os incontáveis boatos que circulam nas redes sociais, especialmente no Facebook, o mais recente está ligado a uma suposta nova droga potente chamada "strawberry quick methamphetamine" (metanfetamina rápida de morango, em tradução livre). Em algumas publicações de usuários na rede social criada por Mark Zuckerberg, o entorpecente também é chamado simplesmente de "morango rápido". Ainda de acordo com as mensagens que estão sendo compartilhadas, essa suposta droga estaria sendo distribuída para crianças nas portas das escolas.

As publicações dão conta, ainda, de que a substância seria semelhante a pequenas balas coloridas, tendo sabor e cheiro de morango, existindo ainda supostas variações de gosto, incluindo chocolate, manteiga de amendoim, cereja, uva, laranja e, até mesmo, Coca-Cola. A mensagem é acompanhada de fotos de uma criança com um, aparentemente gravíssimo, ferimento na boca que teria sido causado pelo morango rápido.

O texto faz um velho e conhecido pedido aos pais para alertar os filhos para que não aceitem produtos oferecidos por estranhos e, caso isso cocorra, orientar as crianças a denunciarem o ato a um adulto que seja funcionário da escola, como professores e diretores. Por fim, assim como todos os boatos que circulam na internet, a mensagem pede que as pessoas que estejam lendo o texto compartilhem com todos que puderem.

Será verdade?

Como você já deve saber, a metanfetamina é uma droga sintética que realmente existe. Inclusive, esse tipo de entorpecente se tornou ainda mais conhecido devido à série de TV americana Breaking Bad, exibida no Brasil pelo canal pago AXN (até 2013) e pela emissora aberta TV Record (até 2016) . Na trama, o personagem principal, Walter White (Bryan Cranston), produzia a droga em um laboratório caseiro e o traficava.

De acordo com o médico Táki Cordás, em entrevista divulgada no site do conhecido oncologista Drauzio Varella, os principais efeitos da metanfetamina estão relacionados a euforia e uma "aparente melhora do desempenho intelectual". As principais variantes dessa categoria de droga são o ecstasy e o LSD (sigla em inglês para dietilamida do ácido lisérgico).

Já a suposta "strawberry quick" que mensagens nas redes sociais e no WhatsApp afirmam existir, não passa de uma fake news (notícia falsa), conforme esclarece o site Boatos.org – que é especializado em apurar a veracidade de boatos que circulam na internet.

A página explica que esse mesmo boato, apenas com pequenas diferenças na mensagem, circulou também em fevereiro deste ano. Além disso, a história da tal droga possui registros na internet que datam de 2007.

O Boatos.org afirma ainda que buscou informações sobre possíveis apreensões da "morango rápido" no Brasil e no mundo, não encontrando nenhum registro a respeito. Ela lembra ainda que a metanfetamina – entorpecente real – registra índices quase nulos de uso em escolas.

Portanto, a história do tal "strawberry quick" – ou morango rápido – é totalmente falsa. Caso você tenha recebido ou conheça alguém que recebeu informações relacionadas a alguma droga com esse nome, não compartilhe e avise o remetente da mensagem que a notícia é falsa.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade