Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

O que acontece com o corpo após a gula?

Exagerar na comida é algo cada vez mais comum


postado em 29/10/2018 13:26 / atualizado em 29/10/2018 13:36

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Com a "desculpa" do estresse do dia a dia, muitas pessoas acabam deixando de lado a alimentação saudável e exagerando no consumo de alimentos calóricos, especialmente os doces. Se não bastasse a opção pelos produtos que não fazem bem para a saúde, a quantidade ingerida também sai do padrão – ou seja, não respeita a saciedade do corpo.

A nutricionista e pesquisadora Megan Rossi, da Universidade King's College de Londres, na Inglaterra, em entrevista à revista Women's Health, revela alguns problemas que surgem no corpo logo quando a pessoa comete o pecado da gula:

Barriga proeminente
A barriga ganha uma saliência parecida com os primeiros meses de gravidez, um sintoma que a especialista diz ser temporário. "O estômago de um adulto suporta em média dois litros de comida, mas tem capacidade de se estender até quatro vezes mais", comenta a nutricionista. Ela garante que o alimento é digerido cerca de duas horas após o consumo, mas uma grande refeição pode demorar mais tempo até chegar ao intestino.

Sensação de "estufamento"
Já ouviu dizer que a informação de que o estômago já está cheio demora 20 minutos para chegar ao cérebro? De acordo com Megan, por isso é importante comer devagar, para que se tenha a sensação de saciedade e não de indisposição. Ela explica que essa "demora" para a informação chegar ao cérebro se deve ao fato da leptina (hormônio da saciedade) transmitir a mensagem – as células de gordura do próprio corpo geram a susbtância, que é levada pela corrente sanguínea. "Se em situações normais a pessoa se sente cheia porque não parou de comer até que a mensagem chegasse ao cérebro, nos casos em que exagera e ignora o sinal enviado pela leptina, as consequências serão piores", informa a especialista.

Vontade de dormir
A barriga cheia parece dar sono, certo? Não faça isso, alerta Megan Rossi. "Deve evitar ao máximo deitar após uma grande refeição, já que a pressão exercida sobre o estômago poderá fazer com que os ácidos presentes no órgão subam até o esôfago, causando refluxo ou azia", afirma a nutricionista.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade