Publicidade

Estado de Minas RELIGIÃO

Sabia que as bruxas existem de verdade?

Entenda melhor a religião wicca


postado em 17/10/2018 08:10 / atualizado em 17/10/2018 08:28

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Todos os anos, no dia 31 de outubro é celebrado o Halloween, ou o Dia das Bruxas. A tradição que começou na Irlanda ganhou força nos Estados Unidos e já se popularizou em outras partes do mundo, incluindo no Brasil. Os mistérios envolvendo esse assunto despertam o imaginário das pessoas. Ainda mais quando se trata da existência das bruxas. A verdade é que elas existem, mas não são como mostram os desenhos e os filmes de terror. A religião neopagã wicca é a principal características das comunidades e dos bruxos modernos. Ela surgiu no início do século passado com o antropólogo e bruxo inglês Gerald Gardner. Os wiccanianos (como são conhecidos) cultuam e acreditam em diversas divindades e energias.

"Acreditamos que tudo o que existe e é vivo, é sagrado e por isso a natureza é a nossa principal fonte de energia e de inspiração. Infelizmente, as pessoas só lembram das bruxas próximo ao Halloween e sempre nos associam a algo ruim, como magia negra, rituais com animais e coisas que não fazem parte do que pregamos e ensinamos", comenta o sacerdote wicca Raul Costa, que representa uma comunidade dessa religião no país.

Os praticantes da wicca cultuam o Sagrado Feminino (filosofia de vida) e não fazem o uso de sacrifício e nem sangue de animais, aliás, como esclarece o sacerdote, eles não acreditam no diabo. A intenção é sempre preservar a Mãe Natureza e todos as espécies que nela habitam, aproveitando dos benefícios encontrados no ambiente. "Sempre seguimos a verdade do nosso coração e a nossa relação com a religião acontece 24h por dia, de maneira natural e intrínseca", afirma Raul.

E assim como na maioria das religiões, existem normas e doutrinas a serem seguidas, respeitando datas e calendários. Os sabbats, por exemplo, são celebrações feitas nas mudanças de estação, totalizando oito durante o ano. Já os esbats são as celebrações de Lua cheia, quando a energia da "Deusa Mãe" chega em sua plenitude. "Nossos rituais e celebrações tem o intuito ajudar ao próximo e equilibrar o os fluxos do planeta Terra", comenta o wiccaniano.

Para se tornar um bruxo, Raul Costa afirma que é preciso muita dedicação e estudo, além de estar preparado para seguir a doutrina que prega que tudo é uma troca e que você é responsável por todas as suas ações e por todo o seu destino.

A wicca pode ser praticada em grupo ou individualmente. Existem várias covens (reuniões formais) no Brasil, algumas fechadas e outras que aceitam novos membros. Nelas há troca de conhecimento, de energia, de amor e de alegria. "Além de estudar muito e se dedicar a essa arte, como gostamos de chamar a bruxaria, é preciso estar preparado e ser aceito entre os seus pares. E lembre-se que os wiccanianos costumam não divulgar publicamente ser seguidores da Antiga Fé, para evitar qualquer tipo de discriminação; e uma das primeiras ações de um bruxo é o voto de segredo, que protege seus rituais, a identidade e os mistérios da prática", afirma o sacerdote.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade