Publicidade

Estado de Minas BEM-ESTAR

Ainda não se adaptou ao horário de Verão?

Especialistas dá dicas para dormir de forma adequada


postado em 20/11/2018 08:00 / atualizado em 20/11/2018 08:18

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Muita gente não gosta do horário de Verão, porque o ato de adiantar os ponteiros em uma hora acaba causando confusão no relógio biológico e desregulando o sono. Nos primeiros dias é comum sentir dificuldade para acordar e falta de sono nos horários habituais. Essa mudança atrapalha a produção de hormônios essenciais à noite, como melatonina e cortisol. Consequentemente, os efeitos podem variar de acordo com o organismo, mas, em geral, são caracterizados por déficit de atenção, indisposição física, irritabilidade e sonolência.

Segundo a especialista em sono Renata Federighi, consultora da Duoflex, o corpo é regulado pelo ciclo circadiano, uma espécie de relógio interno, que identifica a duração dos períodos luminosos e não luminosos (dia e noite) e é responsável por ajustar as funções fisiológicas no período de 24 horas, aproximadamente. "Nosso relógio biológico está acostumado com horários regulares para dormir e acordar. Quando essa rotina é quebrada, o organismo leva um tempo para se adaptar. Por isso, é possível sentir oscilações de sonolência e energia em determinados períodos", comenta a especialista.

Ainda de acordo com Renata, para que o indivíduo não sofra com os distúrbios citados, é aconselhável organizar a rotina aos poucos. Durante os primeiros dias do horário de Verão a dica é dormir pelo menos 10 minutos mais cedo, para o corpo ir se acostumando gradualmente. Se expor à luz natural durante o dia e fazer atividades físicas também ajudam a regular o ciclo circadiano.

Para se acostumar aos relógios adiantados, a higiene do sono também pode ajudar, que consiste em organizar ou mudar alguns hábitos para melhorar a qualidade do sono. A especialista orienta que as pessoas adotem uma boa alimentação; consumam bastante líquido; não assistam à televisão ou a deixem ligada na hora de dormir; escolham um travesseiro adequado ao biótipo; e adotem uma postura correta ao deitar. "O travesseiro deve preencher o espaço entre a cabeça e o colchão, em um ângulo de 90º no pescoço, mantendo a coluna cervical e lombar sempre alinhadas. O recomendado é dormir de lado com as pernas semiflexionadas com um travesseiro baixinho entre elas para evitar a rotação da coluna e os atritos entre os joelhos e os tornozelos", orienta Renata Federighi.

A consultora lembra ainda que é essencial dormir num ambiente escuro e silencioso, o que traz benefícios e contribui para que o corpo se adapte mais rápido ao novo horário.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade