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Estado de Minas EDUCAÇÃO

Crianças pequenas podem aprender outros idiomas

Elas têm maior facilidade para guardar as informações


postado em 13/11/2018 10:24 / atualizado em 13/11/2018 10:24

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Crianças pequenas aprendem com facilidade, especialmente no que diz respeito à repetição do que observam no dia a dia. Quanto mais nova, maior é a possibilidade de aprendizado, já que o cérebro em desenvolvimento é "faminto" por conhecimento. Ainda assim, quanto mais lúdica e natural for a exposição da criança ao conteúdo, maior a facilidade de absorção, inclusive em relação a um outro idioma.

"Ao ser exposta aos sons e palavras de uma nova língua, a criança tem mais chances de atingir a proficiência quando adulta e mais facilidade para fazer isso com menos vícios de linguagem e sotaques. Além disso, estimulá-las por meio do aprendizado de novos idiomas traz inúmeros benefícios ao cérebro, ampliando conhecimentos", comenta a professora de Inglês Sylvia Helena Palma Barros, do The Kids Club.

Ela lembra que existem diversos métodos disponíveis no mercado, mas a ludicidade e as brincadeiras são o melhor caminho. "Dos 18 meses aos 3 anos de idade, utilizar músicas e histórias infantis para apresentar sons e palavras aos pequenos é o melhor recurso. Conforme vão se desenvolvendo, o desafio pode aumentar, utilizando recursos mais divertidos e prazerosos, para que o aluno se envolva cada vez mais com a nova língua e passe a se relacionar com o idioma como algo fácil e divertido", afirma a professora.

Vale lembrar que não existe uma carga horária mínima ou tempo em que as crianças devem ser expostas à nova língua, já que cada indivíduo possui habilidades e necessidades diferentes. "O recomendável, porém, seriam pelo menos duas horas por semana, com a ressalva de 'quanto mais, melhor', desde que o aluno esteja tendo prazer no aprendizado", recomenda Sylvia Helena Barros. Se os pais tiverem domínio do idioma, uma dica é aproveitar momentos na rotina da família, como a hora do banho ou das refeições, em que eles se comuniquem nessa  outra língua.

De acordo com a especialista, pais e educadores devem evitar traduções, assim como colocar o aluno em situações onde ele não se sinta à vontade em falar ou cobrá-lo para que saiba. "A criança precisa se sentir confortável para se expressar e, quanto aos pais, é preciso ter paciência, pois o processo de aprendizado natural é lento. A compreensão é sempre mais extensa que a fala, portanto, muitas vezes o filho vai entender, mas não vai saber responder, e isso é normal", orienta a professora de Inglês.

Confundir os dialetos, responder no outro idioma, ao invés do português, é natural e, por mais estranho que possa soar, é um ótimo sinal. "Comemore quando o aluno misturar os idiomas na mesma frase. Significa que ele está aprendendo da forma correta e, diferente do que se acredita, ele não está confundindo as duas línguas. Ao contrário, está usando espontaneamente e esse é o maior sinal de que o aprendizado está acontecendo da forma correta", diz Sylvia Helena Barros.

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