Publicidade

Estado de Minas ENTENDA!

Será que cochilar faz mal?

Especialista fala sobre o hábito de tirar soneca durante o dia


postado em 04/04/2019 11:49 / atualizado em 04/04/2019 11:51

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)

Apesar de ser comum, especialmente entre pessoas mais velhas, o hábito de cochilar durante o dia não é tão bom quanto manter uma rotina de sono eficiente, que varia de sete a oito horas diárias, dependendo de cada pessoa. Justamente para compensar o repouso perdido entra em cena o "sono picado", que ocorre nos intervalos das ações diárias.

De acordo com o otorrinolaringologista Fernando Oto Balieiro, do hospital Edmundo Vasconcelos, de São Paulo (SP), esse costume, classificado como padrão polifásico – por ser composto por períodos de sono curtos e distribuídos ao longo do dia – não é aconselhável. Isso porque, conforme o médico, a rotina pode interferir na produção de alguns hormônios.

"O sono é composto por ciclos que duram em média 1h30 e, quando não são concluídos por conta deste hábito, é possível que comprometa a secreção de hormônios que ocorrem durante aq noite, como o do crescimento e o cortisol [que regula o estresse]. Muitas vezes isso implica em sonolência, ganho ponderal de peso e irritabilidade", afirma o especialista.

Além dessa interferência no sistema hormonal, os cochilos não são reparadores e podem deixar o sono noturno desregulado dependendo do tempo gasto na soneca. O otorrinolaringologista alerta, portanto, para o tempo da soneca. "É importante ressaltar que mesmo que não haja um padrão, esses cochilos nunca devem passar de 40 minutos", orienta Fernando Balieiro.

Para uma vida saudável, o médico lembra que a quantidade de sono é muito individualizada. "O recomendado de oito horas diárias foi estabelecido a partir de uma média populacional, mas há quem precise de quatro a seis horas sem prejuízos à saúde, assim como outras que necessitam de 10 a 12 horas", comenta o médico.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade