Publicidade

Estado de Minas TECNOLOGIA

WhatsApp pode contribuir para o bem-estar psicológico

Novo estudo realizado na Inglaterra afirma que interação no app eleva a autoestima


postado em 10/07/2019 15:03 / atualizado em 10/07/2019 17:19

interação com amigos e familiares nesses ambientes virtuais reduz o sentimento de solidão e eleva a auto-estima, diz a Universidade de Edge Hill(foto: Pixabay)
interação com amigos e familiares nesses ambientes virtuais reduz o sentimento de solidão e eleva a auto-estima, diz a Universidade de Edge Hill (foto: Pixabay)
Redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram, e, sobretudo, comunicadores instantâneos como WhatsApp e Telegram, podem ajudar a manter o bem-estar psicológico, é o que diz uma pesquisa recente realizada pela Universidade de Edge Hill, da Inglaterra.

O estudo concluiu que a interação com amigos e familiares nesses ambientes virtuais reduz o sentimento de solidão e eleva a autoestima.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram o bem-estar psicológico de voluntários divididos em grupos que passaram mais ou menos tempo utilizando o WhatsApp. Eles descobriram que aqueles que ficaram mais tempo online no app estavam mais saudáveis do ponto de vista mental.

"Há muito debate sobre isso, mas descobrimos que as redes sociais podem não ser tão ruins quanto pensamos", disse Linda Kaye, professora de psicologia da universidade britânica ao site de notícias MSN.

Ainda segundo a pesquisadora, ainda em entrevista ao portal americano, é a sensação de proximidade com amigos e familiares proporcionada pelos "aplicativos sociais" é que causa a sensação de bem-estar no cérebro.

Contraponto

Ao contrário do que constatou a Universidade de Edge Hill, o MSN destaca que pesquisas anteriores realizadas por outras instituições afirmam que, na verdade, as redes sociais podem fazer mal.

Segundo o site, em 2016, a Universidade de Copenhague, na Dinamarca, apontou que o existe um fenômeno chamado "inveja do Facebook", devido ao sentimento que algumas pessoas podem ter em relação à vida de seus contatos na rede social.

Outro estudo destacado pelo MSN é da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, realizado em 2018. A pesquisa constatou que passar muito tempo no WahtsApp e outros apps sociais pode causar aumento nos sentimentos de ansiedade e solidão, podendo levar à depressão.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade