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Estado de Minas INTERNET

Podcast As Perennials fala sobre mulheres e envelhecimento

O programa é comandado pelas comunicadoras mineiras Cris Guerra, Daniella Zupo, Fernanda Ribeiro e Natália Dornellas


postado em 05/03/2020 15:31

As comunicadoras Cris Guerra, Fernanda Ribeiro, Natália Dornellas e Daniella Zupo (da esq. para a dir.):
As comunicadoras Cris Guerra, Fernanda Ribeiro, Natália Dornellas e Daniella Zupo (da esq. para a dir.): "Vivemos uma cultura muito machista, e a mulher ainda se preocupa muito em não parecer mais velha. Nós começamos uma luta insana contra o tempo", diz Daniella" (foto: Márcio Rodrigues/Divulgação)
"Não se fazem quarentonas como antigamente." Esse é o slogan do podcast As Perennials, que estreou em agosto do ano passado e está, agora, em sua segunda temporada. O programa semanal é comandado pelas comunicadoras mineiras Cris Guerra, Daniella Zupo, Fernanda Ribeiro e Natália Dornellas - todas entre 40 e 50 anos -, que abordam temas relacionados à maturidade, envelhecimento no mundo atual e ao universo feminino. "Estava faltando interlocução para essa faixa etária. O mundo parece não falar sobre essa idade, como se a mulher chegando aos 50 fosse tendo que se tornar invisível", afirma Cris, que é escritora e palestrante. "Sempre associamos juventude a coisa boa e envelhecimento a coisa ruim, e as Perennials estão aí para dizer que a maturidade pode ser bacana", completa.

Entre os temas tratados no podcast estão a maternidade como escolha, assumir ou não os cabelos grisalhos, moda e idade, (falta de) memória, a exaustão da mulher moderna. E a questão do etarismo, que é o preconceito pela idade. "Vivemos uma cultura muito machista, e a mulher ainda se preocupa muito em não parecer mais velha. Nós começamos uma luta insana contra o tempo", diz a jornalista Daniella Zupo. "E no mercado de trabalho, que já diferencia em qualquer idade os salários de homem e mulher, isso não fica melhor quando se atinge essa faixa etária", completa. Sem pretensão de ser um programa jornalístico, as conversas são leves e bem humoradas, partindo de experiências pessoais.

Segundo elas, o neologismo "perennial" é criação de uma publicitária norte-americana, Gina Pell, e é uma brincadeira com o termo "millennial", que se refere à geração nascida entre os anos 1980 e 1990, misturado com a palavra perene. "Perennial é como ela denominou a pessoa que não se define pela idade, que não se deixa definir assim", explica a jornalista Fernanda Ribeiro. A também jornalista Natália Dornellas completa: "Gina detectou na publicidade, que é seu segmento, como as mulheres a partir de certa idade estavam ficando invisíveis. É como a gente se sente quando vê um comercial de TV vendendo produtos para a gente, mas quem está na tela é uma menina de 20 e poucos anos, magérrima, ainda em um padrão de ‘quanto mais fresco, melhor", diz.

O podcast tem tido ressonância com o público, que, nesta segunda temporada, é chamado a participar enviando depoimentos e perguntas, inclusive em áudio. Além disso, o projeto saiu do digital para o físico, com as Talk Perennials, conversas presenciais com as quatro. Em comemoração ao Dia da Mulher, por exemplo, elas estarão no CCBB-BH, no dia 12 de março, para um papo sobre o significado dessa data. "Acho que as Perennials têm uma função que se traduz bem em uma frase de um livro que estou lendo, que é o Como Envelhecer, da Anne Karpf, em que a autora desmitifica a ideia de que a única forma de envelhecer bem é não envelhecer", afirma Cris.

As Perennials (@asperennials)
Onde: CCBB BH - Praça da Liberdade nº 450, Funcionários
Quando: 12/3 às 19h30
Informações: (31) 3431-9400
Entrada gratuita (senhas distribuídas 1 hora antes do evento)

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