Publicidade

Estado de Minas ESPECIAL NOVO CORONAVÍRUS

Saiba como criar uma rotina para as crianças em casa

Pais devem manter horários, propor brincadeiras e garantir que filhos façam as atividades enviadas pela escola


postado em 20/03/2020 22:29 / atualizado em 20/03/2020 22:30

As aulas estão canceladas em Belo Horizonte por tempo indeterminado. Com isso, muitos pais se encontram em casa com os filhos o dia todo, e sem a possibilidade de frequentar parques ou clubes. Para a criançada, o clima pode parecer de férias, mas, como não é o caso, os adultos devem se atentar para que as crianças continuem comendo de forma saudável, dormindo e acordando no horário regular, ou seja, mantendo uma rotina parecida com aquela à qual estão acostumadas. "Não é o momento de dormir na hora que quiser, comer o que quiser", afirma a educadora Letícia Fernandes.
"Não está na hora de baixar a imunidade, nem de desorganizar as crianças biológica e afetivamente, e a rotina ajuda nessa organização", completa.

Nesse sentido, diz, é interessante propor atividades parecidas com as que fazem na escola. É possível encontrar na internet sugestões de atividades com massinha, contação de histórias, culinária, entre outras (confira sugestões abaixo). A gestão das brincadeiras por parte do adulto também é essencial, especialmente no caso das crianças menores de sete anos, que não conseguem fazer isso sozinhas. "Ajudar, por exemplo, a guardar um brinquedo antes de tirar o outro, para não virar uma bagunça que ela não dê conta de arrumar, especialmente acumulando ao longo dos dias", diz Letícia. A educadora orienta a variar as atividades oferecidas, que podem alternar entre brincadeiras expansivas (muito animadas, agitadas, que envolvam mover muito o corpo) e de recolhimento (que envolvam mais concentração, como desenhar, ouvir histórias). 

Para filhos mais velhos, que já tenham atividades escolares a cumprir, é importante ajudar no gerenciamento do horário e das atividades, para que eles façam todo dia um pouco - e não, por exemplo, todas em um dia só, sem sobrar para o dia seguinte. 

Não se pode esquecer das práticas mais ativas para o corpo. Para quem conseguir, atividades ao ar livre são fundamentais. Mas dentro de casa também dá para dançar, brincar de mímica, de estátua, imitação, e até buscar outras práticas na internet, como ioga para crianças. 

"Para quem ainda não tem uma plantinha em casa, um vasinho, pode ser uma boa hora para isso", diz Letícia. "Acompanhar processos é algo muito interessante para a criança. Acompanhar a plantinha, fazer um bolo, ajudar a lavar roupa, guardar as coisas", sugere. Ajudar nas atividades de casa, portanto, também cabe nesse contexto -  as tarefas variam de acordo com a idade -, e a meninada ainda se sente incluída, parte da mobilização. "A criança precisa dar a contribuição dela, ela quer pertencer", afirma.

Confira sugestões de atividades em tempos de isolamento social:

A biblioteca digital de literatura infantil Bamboleio App está com o conteúdo gratuito por um mês

A artista Estéfi Machado criou um "kit de sobrevivência para a quarentena" com dicas de brincadeiras


Várias contadoras de histórias estão fazendo lives diárias de contação no Instagram para entreter a meninada

Lembra dos disquinhos de histórias? Dona Baratinha, A Formiguinha e a Neve? Os serviços de streaming têm vários podcasts e playlists de historinhas infantis

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade