Publicidade

Estado de Minas TRABALHO

Sete dicas para manter o foco e a produtividade no home office

Novo coronavírus obrigou muitos profissionais a trabalhar de casa pela primeira vez


postado em 19/03/2020 00:51 / atualizado em 19/03/2020 01:00

Trabalhar de casa pode não ser tão simples e fácil quanto parece. É preciso seguir regras e se adaptar, pois a pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus fez aumentar o número de pessoas que precisam fazer home office(foto: Pixabay)
Trabalhar de casa pode não ser tão simples e fácil quanto parece. É preciso seguir regras e se adaptar, pois a pandemia de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus fez aumentar o número de pessoas que precisam fazer home office (foto: Pixabay)
Apesar de o trabalho remoto já ser praticado por alguns profissionais há muito tempo, a pandemia do novo coronavírus fez com que muitas pessoas que nunca tiveram esse hábito começassem a atuar a partir de casa. Mesmo que pareça ótimo poder trabalhar de pijama, no sofá, nem sempre isso é positivo para a produtividade (ou para as suas costas). Encontro conversou com a coordenadora de recrutamento e seleção Marcela Absi, que deu dicas para uma temporada de home office bem realizada:

Rotina

"Criar uma rotina é essencial", diz Marcela. A rotina inclui o horário de se conectar, a hora de almoço, o horário de se desconectar no fim do dia, com pausas para lanche, da forma como seria caso a pessoa tivesse que ir até a empresa e voltar para casa.

Condições para trabalhar remotamente

"Outro aspecto importante é onde e como fazer o home office", afirma. Segundo ela, a pessoa precisa avaliar qual ambiente é mais apropriado para o trabalho, idealmente com boa iluminação, arejado, que seja confortável e com a estrutura apropriada. Nem precisa ser o mesmo todo dia, caso o profissional prefira variar, contanto que isso funcione para ele. Recomendações ergonômicas - distância do computador, iluminação, etc - valem para todo mundo, no escritório ou em casa. Também é essencial avaliar se a pessoa possui o equipamento e instrumentos adequados para fazer home office.

Produtividade

"A ideia do home office não é reduzir o volume de trabalho", alerta Marcela. De acordo com ela, dentro de casa, o ritmo já vai ser diferente por si só, o que não é um problema. "Mas sugiro seguir um horário parecido com aquele feito na empresa, manter agendamentos de reuniões, horários de início e término das atividades", explica.

Pode trabalhar de pijama?

"Muita gente vai dizer que não sente necessidade de tirar, mas para mim é uma questão de se conectar com seu trabalho", diz. Para Marcela, o ato de trocar de roupa, se preparar, ajuda a pessoa a entender que não está em casa descansando, e sim cumprindo o contrato de trabalho. Além disso, o profissional já estará preparado se tiver uma reunião, uma videoconferência para fazer. "Minha sugestão é tirar pijama, dar uma arrumadinha básica e estar pronto para o trabalho."

TV ligada, música tocando…

"Em casa é muito mais fácil se distrair, é normal. O importante é focar nas entregas que temos que fazer", afirma Marcela. Cada pessoa produz melhor de uma maneira, explica, então é preciso que a pessoa descubra o que funciona para ela.

Atenção para não trabalhar em excesso

Estar de home office não significa estar disponível 24 horas por dia. "Isso é super importante. As regras que eram cumpridas na empresa continuam válidas quando o ambiente é em casa, o que inclui os acordos de hora extra, de horário do expediente", diz.

Pausa para o xixi

Lembre-se de pausa para lanchar, ir ao banheiro e beber água.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade