Publicidade

Estado de Minas VIAGEM

Como viajar de forma mais segura neste fim de ano

Infectologista dá dicas para diminuir os riscos de contágio pelo novo coronavírus durante os passeios


postado em 17/12/2020 00:27 / atualizado em 17/12/2020 00:27

(foto: Freepik)
(foto: Freepik)
A pandemia está desafiando a saúde mental das pessoas, restritas a poucos espaços e à convivência com poucas pessoas, tendo de lidar com o desafio que é superar uma crise como esta. Por isso, quem tem alguns dias de folga neste fim de ano pode estar pensando em viajar para espairecer, mudar de ares, recarregar as energias. Contudo, as férias também podem se tornar um problema, caso feitas de forma irresponsável.

O infectologista Estevão Urbano, presidente da Sociedade Mineira de Infectologia e membro do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de BH(foto: Hospital Madre Teresa/Divulgação)
O infectologista Estevão Urbano, presidente da Sociedade Mineira de Infectologia e membro do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de BH (foto: Hospital Madre Teresa/Divulgação)
Conversamos com o infectologista Estevão Urbano, presidente da Sociedade Mineira de Infectologia e membro do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de BH, para quem as viagens podem ter potencial alto de risco, portanto, nada de aglomerações, "viagem de galera" e festas no momento. Confira algumas dicas para diminuir os riscos e aproveitar os dias de descanso:

Grupo restrito

De acordo com Urbano, quanto menor o grupo de pessoas, melhor, sejam pessoas da família ou amigos próximos. Se da família, diz Urbano, a probabilidade é maior de que se saiba da situação, do grau de isolamento da pessoa em questão, o que diminui a chance de ser surpreendido. É essencial, ainda, que ninguém esteja com sintomas da doença, claro.

Dê preferência ao carro

Passagens por rodoviárias, aeroportos, ônibus e aviões são mais arriscados do que fazer o trajeto em automóvel próprio. Assim, sempre que possível, escolha essa modalidade.

Uma casa para chamar de sua

Alugar uma casa dá a segurança de não se ter de conviver com outras pessoas além do seu grupo - pessoas que você não conhece ou sabe por onde circulam. Urbano diz que, nesse caso, os cuidados são os mesmos que se tem na casa onde mora: manter a ventilação, não dar festas, preferir fazer as refeições em casa e não fora, etc. No caso da opção por hotéis ou pousadas, ele sugere evitar ficar muito tempo no lobby, fazer as refeições em horários menos concorridos, evitar convivência com pessoas fora do seu grupo - além de dar preferência a estabelecimentos naturalmente mais vazios.

Quarentena no retorno

Se você mora com pessoas idosas ou de grupo de risco, Urbano diz que o ideal é fazer uma quarentena de 7 a 10 dias no retorno para garantir que não houve contaminação antes de voltar a conviver com elas. Se isso não for possível, durante esse tempo, evite convivência nos mesmos cômodos, mantenha os ambientes ventilados e use máscara em casa.

Escolha bem o destino

Lugares em que o número de casos está aumentando muito e que permitem aglomerações não são indicados neste momento. 

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade