Publicidade

Estado de Minas TRABALHO

Como conquistar uma vaga de emprego temporária neste fim de ano

Especialista dá dicas para quem está em busca de uma oportunidade de trabalho nos últimos dias de 2021


postado em 17/11/2021 14:42 / atualizado em 17/11/2021 14:43

(foto: Freepik)
(foto: Freepik)
Com o fim de ano se aproximando, muitas pessoas procuram uma oportunidade de trabalho temporário. Para suportar o aumento na demanda, principalmente no comércio, muitas empresas abrem processos seletivos para contratações temporárias no período. Veja abaixo algumas das principais dúvidas que os candidatos têm na hora de buscar por uma colocação nessa época do ano respondidas pela médica do trabalho e palestrante da área, Cláudia Teixeira.

A médica Cláudia Teixeira, consultora em medicina do trabalho e palestrante sobre perfil, comportamento, mercado de trabalho e relações no mundo corporativo(foto: Divulgação)
A médica Cláudia Teixeira, consultora em medicina do trabalho e palestrante sobre perfil, comportamento, mercado de trabalho e relações no mundo corporativo (foto: Divulgação)
Como buscar e se candidatar às vagas certas para o seu perfil?

Existem sites gratuitos na internet e também pagos para busca de vagas e cadastramento do seu currículo. Inscreva-se lá com um currículo contendo sua experiência profissional, telefone de contato e endereço atualizados. Tenha o cuidado de jamais mentir sobre sua experiência profissional somente para conquistar a vaga. Faça um currículo sem erros de português. Caso não saiba montar o seu currículo utilize um modelo pronto. Existem vários deles disponíveis gratuitamente na internet. Cuidado tambémcom os golpes que podem ocorrer e esteja atento a, por exemplo, vagas e processos seletivos que exigem quantias ou realização de cursos pagos para que você participe da entrevista.

Quais diferenciais podem te ajudar a se destacar em uma entrevista de emprego?

Ter o conhecimento técnico para a vaga é fundamental, mas ter inteligência emocional também irá te ajudar bastante. Procure manter-se calmo, ter disciplina e não chegar atrasado na entrevista. Também é recomendado que você estude sobre a empresa para a qual você está enviando o seu currículo e pesquise sobre como é a empresa, qual o produto que ela oferece ao consumidor, quais são seus valores etc. Uma boa forma de saber esses dados é pesquisando o site e as redes sociais da empresa. Sempre vá vestido adequadamente para uma entrevista.

Dicas:

  • Nunca vá para uma entrevista usando boné, camiseta, chinelos, calças jeans rasgadas, shorts, minissaias ou decotes ousados. Lembre-se que a vestimenta adequada para uma entrevista já passa uma imagem sobre você. Também é recomendado utilizar maquiagem leve e sem exageros.

  • Fale com calma, devagar ,quando lhe for perguntado algo pelo entrevistador. Converse olhando para a pessoa. É normal ficarmos nervosos, mas nervosismo exagerado pode atrapalhar e não te deixar demonstrar o que você sabe.

  • Não tente ficar impressionando o entrevistador e seja bem objetivo nas perguntas que forem realizadas e responda com clareza. Se não entender, peça para repetir a pergunta, para ter certeza do que irá responder.

Qual a importância da autoavaliação do candidato antes da entrevista? Por que conhecer o seu perfil comportamental é tão importante?

Autoavaliação é importante para saber se ele preenche os requisitos que a vaga exige .O perfil comportamental é essencial para o autoconhecimento e desenvolvimento de competências e habilidades essenciais: Saber quais são seus pontos fortes e pontos de melhoria, saber suas habilidades, talentos e que podem fazer toda a diferença entre ser contratado ou estar fora da vaga .Já é sabido que as empresas te contratam pelo suas competências ´técnicas e te demite por falta de competências emocionais coo disciplina, resiliência, confiança, flexibilidade, organização, comunicação, trabalho em equipe ,entre outros).O perfil comportamental vai te mostrar como você é  e como pode desenvolver as características que te faltam naquele momento.

O que o recrutador deve observar para fazer uma boa contratação?

Observar as competências técnicas e as competências emocionais do candidato. Observar se o candidato é capaz de desenvolver as competências emocionais exigidas para o cargo, mesmo que ele ainda não as tenha. Isso só é possível fazendo o teste de perfil comportamental e sabendo qual é o seu tipo predominante e qual o tipo de perfil adequado para a vaga.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade