Publicidade

Estado de Minas EMPREGO

Por que você deve escrever uma carta de apresentação + dicas

Resumidamente, uma carta de apresentação é um documento de uma página que você pode enviar junto com seu currículo e que o apresenta ao empregador


postado em 10/03/2022 11:54

(foto: Freepik)
(foto: Freepik)
Se está buscando emprego, certamente já escutou a expressão carta de motivação ou carta de apresentação. Esse documento pode ser um complemento muito importante para sua candidatura. Porém, se ainda tem dúvidas sobre se deve criar esse documento ou não, confira os motivos pelos quais deve fazê-lo e descubra nossas dicas que lhe ajudarão a criar uma ótima carta de apresentação!

O que é uma carta de apresentação?

Resumidamente, uma carta de apresentação é um documento de uma página que você pode enviar junto com seu currículo e que o apresenta ao empregador, dando-lhe a oportunidade de causar uma ótima primeira impressão. Na carta, deve falar sobre suas qualificações em relação ao cargo e o motivo pelo qual você está interessado em trabalhar para a empresa.

Uma carta de apresentação bem redigida pode ajudá-lo a se destacar dos outros candidatos. Se escrever não é o seu forte, pode encontrar um bom modelo de carta de apresentação na internet para se inspirar, adaptando-o com suas informações, os motivos para sua candidatura e as habilidades que o tornam no candidato certo.

Por que escrever uma carta de apresentação?

Uma carta de apresentação lhe dá a oportunidade de contar sua história antes da entrevista. Você pode reforçar o valor de algumas qualificações para o cargo e explicar o motivo pelo qual seria uma boa contratação para aquela vaga específica. Também pode explicar melhor sua situação atual. Por exemplo, você pode ter deixado um emprego anterior e estar tentando iniciar uma nova carreira. De qualquer maneira, uma carta de apresentação dá sempre um toque mais humano à sua candidatura.

Outro aspecto importante é que a carta de motivação transmite sua personalidade ao recrutador, o que não acontece com o currículo. Nesse documento, você irá referir quais realizações tiveram mais significado para você em sua carreira profissional e por quê. Ao explicar suas conquistas, está destacando aquilo que é mais importante para você no trabalho e se isso estiver alinhado com os interesses da empresa a que está se candidatando, certamente terá mais chances de pegar o emprego.

Finalmente, se conhece alguém que trabalhe ou tenha trabalhado na empresa, referir isso em sua carta de apresentação pode ser positivo para transmitir uma sensação de confiança ao empregador.

Dicas para escrever sua carta de motivação

Você pode fazer algumas coisas para que sua carta de motivação seja mais bem sucedida. Uma delas é saber o nome da pessoa para quem enviará a carta. Pode procurar pelo nome no anúncio da vaga ou no site da empresa.

Também deverá pesquisar a empresa, seus valores, objetivos e até o tipo de comunicação que tem com seus clientes. Há empresas que preferem um tom mais informal e outras que estão mais acostumadas com um tom mais sério, pelo que você poderá usar isso a seu favor.

Finalmente, não caia na tentação de repetir tudo aquilo que está em seu currículo. A carta de apresentação pode ser usada para focar apenas alguns aspectos mais importantes do seu currículo, mas o resto deverá ser diferente. Foque-se em explicar como você pode ajudar a empresa e não em como ela poderá ajudá-lo a alcançar seus objetivos de carreira.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade