Publicidade

Estado de Minas COMPORTAMENTO

5 maneiras pelas quais as massagens podem reduzir o estresse


postado em 23/12/2022 17:00 / atualizado em 23/12/2022 17:01

(foto: Freepik)
(foto: Freepik)
O estresse é uma parte normal da vida. Todos nós já experimentamos isso em um ponto ou outro. Mas quando ele começa a afetar nossa rotina, pode se tornar prejudicial à nossa saúde. A melhor forma de combater e reduzir o stress é através de atividades que nos permitam sentir-nos mais relaxados e presentes. Entre os mais conhecidos estão os tratamentos oferecidos em casa de massagem.

Isso porque a massagem terapêutica é um método comprovado para ajudar a combater o estresse e reduzir seus efeitos negativos na mente e no corpo. Pesquisas apontam que apenas 10 minutos de massagem terapêutica podem ativar os hormônios naturais da felicidade do corpo e deixá-lo mais relaxado e menos estressado.

Além disso, os benefícios da massagem para melhorar o humor tornam mais fácil sentir-se mais calmo e controlado, reduzindo a ansiedade e acalmando naturalmente a resposta de luta ou fuga do corpo.

A seguir, listamos cinco 5 maneiras comprovadas de que a massagem pode ajudar a reduzir o estresse. Veja:

Resposta de relaxamento

A massagem estimula o corpo a "desacelerar", levando-o de um estado de ansiedade elevado para um mais calmo e relaxado. Essa resposta emocional é desencadeada pelo hormônio natural da felicidade e do relaxamento do corpo, a serotonina. A serotonina estabiliza nosso humor e também ajuda nas funções básicas, como alimentação, digestão e sono.

Ajuda na tensão muscular

Quando você está estressado, seu corpo se contrai involuntariamente, fazendo com que os músculos fiquem tensos. Com a ajuda da massagem terapêutica, os músculos podem retornar a um estado relaxado, aliviando a dor crônica. Altos níveis de tensão no corpo podem causar encurtamento dos músculos, restringindo o movimento e causando dor. A massagem alivia a tensão aumentando a elasticidade do tecido e estimulando o sistema nervoso parassimpático.

Reduz a pressão sanguínea

A massagem demonstrou melhorar a circulação sanguínea que, por sua vez, ajuda a baixar a pressão sanguínea. A atividade ajuda a acalmar o sistema nervoso simpático, que é responsável por aumentar a pressão sanguínea em resposta ao estresse. Além disso, estudos demonstraram que a massagem de relaxamento ou a massagem de aromaterapia - ambas modalidades puramente focadas no relaxamento - reduzem a pressão arterial e a frequência cardíaca com muito mais eficácia do que a massagem de tecidos profundos ou esportiva.

Melhora o sono

Como a massagem pode influenciar diretamente a produção de serotonina pelo corpo, ela também pode ajudar a liberar o hormônio do sono melatonina. A pressão direta e a manipulação dos músculos do pescoço, ombros, costas e até das pernas e pés ativam a produção de melatonina. O ato da massagem também reduz o cortisol - o hormônio do estresse - que pode afetar os padrões de sono.

Ajuda na saúde mental

A massagem pode promover nossa saúde psicológica, estimulando os receptores, nervos e hormônios responsáveis %u200B%u200Bpela regulação do humor. Durante uma massagem de pressão moderada, esses receptores são acionados - trazendo alívio terapêutico para o cliente e melhoria geral do humor e bem-estar. também mostrou aumentar a atividade do nervo vago, que geralmente é baixa em indivíduos deprimidos. Quando esse nervo é estimulado, os níveis de cortisol diminuem, entrando em nosso corpo em um estado mais relaxado e feliz.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade