Publicidade

Estado de Minas TRABALHO

Especialista dá dicas para se efetivar após conseguir uma vaga temporária

Gestora de RH reforça que é preciso construir um diferencial para chamar atenção da empresa


postado em 16/12/2022 11:12

(foto: Freepik)
(foto: Freepik)
Cerca de 110 mil trabalhadores temporários deverão ser contratados pelo varejo para as vendas de fim de ano, conforme prevê a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A oportunidade de ganhar uma renda extra também pode se estabelecer como um emprego fixo quando o temporário consegue mostrar seus diferenciais e competências, como observa a coordenadora do curso de Recursos Humanos da Estácio Belo Horizonte, Cintia Ladeira.

"Para se diferenciar em relação aos demais funcionários é fundamental focar no que a empresa espera de você para ter entregas mais assertivas. Além disto, o profissional deve buscar se conhecer, saber suas características positivas e tentar mostrar essas qualidades durante a execução da sua tarefa. Construir esse diferencial te ajudará a se destacar, e isso pode ser conquistado através de um sorriso no rosto, um atendimento cortês, uma disponibilidade para tarefas extras", indica Cintia Ladeira.

A especialista em gestão de RH considera algumas atitudes decisivas para potencializar as chances de efetivação em um trabalho temporário. "É fundamental ter compromisso, levar a atividade a sério, cumprir as regras e os horários, e executar as tarefas da melhor maneira possível. Sugiro que quem se encontre nessa situação demonstre que é um excelente profissional, capaz de somar com a equipe e fazer as entregas com qualidade ajudando a atingir os objetivos organizacionais. Procure demonstrar disponibilidade e interesse em aprender além de, sempre que possível, colaborar com outras tarefas que não são suas. Outro ponto importante que o ajudará a se destacar e ser efetivado é manter uma boa aparência, com atenção à vestimenta correta para o cargo e gentileza ao tratar as pessoas, especialmente se for lidar com o público. Também é aconselhável escutar os feedbacks recebidos pelos superiores, tentando aprimorar as sugestões recebidas demostrando abertura para aprender e crescer", ensina.

Para quem ainda está em busca de um trabalho temporário no final do ano, a profissional da Estácio Belo Horizonte recomenda manter sua rede de relacionamentos atualizada sobre o seu desejo. "A melhor alternativa é deixar que os amigos e pessoas próximas saibam da sua intenção. Quando você divulga que procura uma vaga de trabalho, você pode ser indicado mais facilmente ou contar com sua rede de relacionamentos para ficar atenta a possíveis oportunidades identificadas. Também vale a pena fazer parte de grupos de emprego em redes sociais ou WhatsApp, onde são postadas vagas reais de trabalho diariamente. Faça seu perfil no LinkedIn", explica a coordenadora que acrescenta: "Faça o seu currículo com a ajuda de um profissional de Recursos Humanos e mantenha-o atualizado", finaliza.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade