Os ritos que marcam a passagem de ano, pelo menos aqui no Brasil, são diversos: vale cores atribuídas aos desejos para o próximo ano, simpatias, pular sete ondas, comer romã e guardar as sementes. Algumas pessoas fazem questão destas que são verdadeiras tradições de ano novo e a aromaterapia lança mão dos benefícios dos óleos essenciais para atrair muita energia positiva, prosperidade, saúde e outros desejos.
"A aromaterapia é uma ciência em constante estudo e evolução, com eficácia comprovada através de inúmeros estudos e que estimula as células nervosas através das substâncias que compõem os óleos essenciais. Saber utilizar com respeito o que a natureza nos oferece é um privilégio, que nos possibilita conectar energeticamente com o universo e ter em troca energias vibracionais que nos beneficiam do ponto de vista físico, mental e espiritual", afirma Fábián László, aromatólogo, cientista e fundador da Laszlo Aromaterapia. Sob orientação de um profissional da área, os óleos certos podem auxiliar no benefício da saúde e bem-estar como um todo, mas também promover a atração de boas energias para 2023.
Óleo essencial de canela: promove a abundância financeira. Ele ajuda a trazer mais coragem e segurança para enfrentar obstáculos e desafios, afinal, não há realização de sonhos sem ação.
Óleo de Jasmin ou Ylang Ylang: indicado para quem quer encontrar um amor, pois os óleos auxiliam no resgate da autoestima, autoconfiança e brilho interior.
Óleo de laranja ou bergamota: para quem busca equilíbrio emocional. Em tempos de excesso de informação, ansiedade exacerbada e busca constante por resultados; saúde mental é luxo e já sabemos que cuidar da saúde mental é cuidar também da saúde física. Estes óleos podem ser associados com o óleo essencial de lavanda, que é um verdadeiro coringa na aromaterapia, pois ajuda no equilíbrio das emoções, promovendo tranquilidade e calma.
Como utilizar os óleos essenciais
A melhor forma para se utilizar os óleos essenciais são por meio dos colares aromáticos ou difusores pessoais de ambiente.
Alguns óleos têm contraindicações. Por isso, é recomendado procurar o acompanhamento de um aromaterapeuta, profissional que pode indicar os melhores óleos de acordo com a necessidade de cada pessoa.