Publicidade

Estado de Minas EDUCAÇÃO

Especialista orienta como pais podem ajudar os filhos na volta às aulas

As férias escolares chegaram ao fim. E agora? Como ajudar as crianças no retorno das atividades escolares, sono, etc.?


postado em 01/08/2023 15:46

(foto: Pixabay)
(foto: Pixabay)
O segundo semestre escolar tem início já na próxima semana e para quem passou quinze dias ou até um pouco mais fora da sala de aula, envolvidos em atividades típicas das férias, pode ser um pouco difícil voltar à rotina. "O retorno das férias traz aquela sensação de recomeço para crianças e adolescentes, que vão rever os colegas, trocar experiências do que vivenciaram fora da escola e até mesmo encontrar novos colegas de turma. A volta às aulas traz expectativas positivas para os pequenos, mas em troca, deixam os dias de brincadeiras e diversão para trás, tendo que cumprir horário escolar, voltar para a rotina do sono, que muitas vezes foge do habitual nas férias, etc. Com isso, para que pais e responsáveis possam auxiliar os filhos na volta das atividades escolares, uma conversa e um convite para se prepararem para o início das aulas pode ser um bom começo para que corpo e mente voltem a se adaptar ao ritmo normal", explica a pediatra Melissa Lacerda.

Ter um tempo de descanso é importante para todas as idades e as férias de julho ajudam nesta quebra da rotina que pode ser pesada até para as crianças mais novas. "Muitos pais optam por colocar os filhos pequenos na escola por tempo integral em função do horário de trabalho. Cada escola possui sua dinâmica de atividades adequadas para a idade da criança e o tempo que passam na instituição, embora tenha o período de descanso ou cochilo para os mais novos, também é cercado de rotinas e atividades que fazem com que a maioria das crianças sintam-se mais cansadas ao final do dia. Por isso, na primeira semana de volta às aulas eles podem sentir mais este cansaço. Manter a regularidade nos horários de refeições, banho, rotina em casa e principalmente na rotina do sono são orientações fundamentais para que o retorno das férias seja mais agradável e menos "sofrido" para todos", diz.

Sono em dia

Para Melissa Lacerda, voltar com a rotina de sono antes mesmo do fim das férias é necessário para que a criança volte a se adaptar aos horários que costumeiramente dorme e acorda. "O final de semana que antecede o retorno escolar pode ser suficiente para que os filhos regulem o sono, especialmente para quem estuda no período matutino. Mesmo que a criança venha a dormir fora do horário habitual, acordá-la no dia seguinte horário que precisa para ir à escola, mesmo sendo final de semana, vai ajudar na adaptação do corpo para que, naturalmente, ela sinta-se mais cansada e durma no horário certo à noite. Estabelecer um horário de sono gradualmente, manter uma rotina consistente para dormir e acordar, evitar telas no mínimo 1h antes de dormir são orientações que se seguidas com respeito e carinho, irão tornar o processo mais tranquilo para toda a família", completa.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade