Publicidade

Estado de Minas IRPF 2020

Veja como destinar parte do seu Imposto de Renda a projetos sociais

Prazo para realizar essa ação referente ao IRPF 2020 termina nesta segunda-feira, 30 de dezembro


postado em 30/12/2019 10:24 / atualizado em 30/12/2019 10:34

O Inhotim, em Minas Gerais, e o Museu Nacional, no Rio de Janeiro estão entre as instituições que podem receber doações do Imposto de Renda(foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
O Inhotim, em Minas Gerais, e o Museu Nacional, no Rio de Janeiro estão entre as instituições que podem receber doações do Imposto de Renda (foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Ainda dá tempo de fazer a diferença com o seu Imposto de Renda. Você tem até o dia 30 de dezembro para dedicar até 6% do valor que será pago ao leão no próximo ano a um projeto esportivo ou cultural. Pode parecer pouco, mas o valor faz a diferença no orçamento de diversas instituições, como Inhotim e Grupo Galpão, que promovem diversas campanhas conscientizando sobre esse direito do cidadão.

Mas antes de mais nada, é preciso ter certeza de que a sua doação será deduzida do seu imposto de renda. "A empresa tem que te apresentar a autorização, um documento emitido pela Receita Federal ou pelo Ministério da Economia, dizendo se a instituição está apta ou não", diz o contador Geraldo Vieira. Isso depende de o projeto fazer ou não parte da Lei de Incentivo nas áreas de cultura e esporte. Depois de verificado o documento, é hora de fazer as contas do valor a ser doado, lembrando que a dedução no imposto de renda não pode passar de 6% do total a ser pago. Embora seja feita anualmente, com algumas variações de valor, é possível ter uma noção desse valor usando as declarações dos anos anteriores como base. Guarde o recibo da transferência e coloque um alarme no seu calendário, pois o próximo passo será só no próximo ano. "Na hora de fazer a declaração de imposto de renda no modelo completo, basta colocar o código relativo às doações feitas para a cultura ou para o esporte".

Confira cinco instituições com projetos legais para receber a sua doação

Academia Mineira de Letras

Scribendi nullus finis, ou "o escrever não tem fim". Este é o lema defendido pela Academia Mineira de Letras, fundada em 1909 por um grupo de intelectuais na cidade de Juiz de Fora. Hoje, com sede localizada no número 1466 da rua da Bahia, a instituição continua a defender os seus princípios. Mais de 40 mil livros, manuscritos e documentos raros compõem o acervo da Academia. O seu palacete também conta com um auditório, que serve de casa para debates sobre diversos autores e obras. Confira as informações para a doação no site da AML.

Grupo Galpão

Referência quando o assunto é teatro, o Grupo Galpão foi fundado em 1982. A influência do teatro popular e de rua é sentida até hoje nos seus projetos. Os espetáculos produzidos e apresentados pelo grupo são gratuitos ou com preços acessíveis para a população, promovendo assim a democratização da cultura. Além das peças, o grupo também administra o Galpão Cine Horto, localizado na região Leste da capital mineira. Veja como contribuir na página do Galpão.

Inhotim

O maior museu a céu aberto do mundo também pode ser o destino de parte do seu imposto de renda. Inaugurado em 2006, mais de 3 milhões de visitantes já passaram pelos 140 hectares e pelas 23 galerias do Inhotim. Obras interativas e conceituais de grandes artistas, como Vik Muniz e Hélio Oiticica, dividem espaço com o ambiente belíssimo que cerca o museu. Os dados completos para as doações estão disponíveis na página do Inhotim.

Museu Nacional

Apesar do incêndio ocorrido em 2018, o Museu Nacional ainda persiste duramente na missão de atuar como guardião da memória e de diversas descobertas científicas brasileiras. Fósseis, documentos, livros, meteoritos, múmias, pontas de flechas, esculturas e muitos outros objetos integram o seu acervo. Entre as pessoas que recentemente doaram parte do seu imposto de renda para a instituição estão o músico Caetano Veloso e a atriz Paula Lavigne. Para mais informações, acesse o site do Museu Nacional.

Minas Tênis Clube

Responsável pela formação de atletas em diferentes esportes, como vôlei, ginástica, futsal, judô e natação, o Minas Tênis Clube é uma das instituições para a qual você pode destinar a sua doação. Acreditando na capacidade que o esporte tem de transformar vidas, a instituição criou em 2007 o programa "Amigo do Esporte Minastenista". O projeto já formou mais de 800 atletas, que participaram de torneios nacionais e internacionais defendendo as cores do clube. Saiba mais informações na página do Minas

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade