Publicidade

Estado de Minas CONTEÚDO PATROCINADO

Cultura de milho tem grande desempenho, graças ao clima

Outro fator importante para o bom resultado foi que a maioria das lavouras passou por controle de plantas invasoras


postado em 15/10/2021 19:37 / atualizado em 18/10/2021 12:41

(foto: Freepik)
(foto: Freepik)
A contribuição do clima foi decisiva para que o plantio de milho durante essa semana no Rio Grande do Sul chegasse ao patamar de 65%. A informação foi publicada recentemente pela Gerência de Planejamento (GPL) da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e de Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Se a chuva veio na medida certa, a natureza pode trazer bons ventos para quem quiser investir na infraestrutura de produção. Para acompanhar as boas tendências, o empreendedor rural pode contratar mão de obra qualificada e adquirir maquinários, como tratores à venda no RS. Apostar na qualificação profissional e em uma boa infraestrutura pode garantir uma boa dinâmica de trabalho no campo. Aí os resultados satisfatórios são somente uma consequência natural. A umidade do solo obtida com as chuvas na medida certa provocou uma boa germinação/emergência das lavouras. E não houve problemas de formação de crostas na linha de semeadura, como ocorre com chuvas mais fortes ou em período prolongado. Isso dificultaria a emergência das plântulas. As informações otimistas foram passadas pela regional da Emater/RS-Ascar de Soledade (RS).

Grande parte das lavouras implantadas passou pelo controle de plantas invasoras. Essa medida é necessária para evitar comprometer o desenvolvimento da cultura. Para isso, é preciso contar com maquinários adequados que possam proporcionar a qualidade desejada no procedimento. Daí a importância de fazer pesquisas mais refinadas para encontrar equipamentos, como tratores usados no RS. Uma dica é atentar para a marca do equipamento. Assim fica menos arriscado trabalhar com marcas que ainda não se estabeleceram e mais fácil para obter bons resultados.

Para dar uma ideia, equipamentos adequados na aplicação de adubos nitrogenados em cobertura nas áreas de cultivo também foram grandes aliados para o crescimento da área plantada. A combinação mão de obra especializada – equipamentos adequados permitiu a execução da atividade para a correta incorporação do nitrogênio ao solo.Outro fator preponderante que merece os cuidados dos agricultores é o monitoramento da presença da cigarrinha. 

Já as regionais administrativas da Emater/RS-Ascar de Ijuí, Santa Rosa, Pelotas e Santa Maria não tiveram a mesma sorte. O volume de chuvas passou dos limites.  Esse fator impediu a evolução dos preparativos para a implantação da safra 2021-2022 e comprometeu o plantio inicial das lavouras de soja. Mas os produtores aproveitaram o tempo para fazer o tratamento de sementes e uma checagem em máquinas e equipamentos utilizados na semeadura. Assim eles podem iniciar o plantio sem se preocupar com surpresas. Em condições de tempo firme, devem ser intensificados o preparo de áreas e o início do plantio mais cedo.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade