
A edição de dezembro é sempre vista como uma oportunidade de negócios para os produtores locais, diante das festas de final de ano. "Nesta época a Mercadoria acaba sendo uma aliada dos expositores para alavancar a venda de presentes e fomentar uma compra mais criativa, íntima e consciente, valorizando a economia local e apoiando quem faz o que ama." Por isso, a edição de dezembro resume muito bem o nosso propósito com expositores de Arte e decoração, Cosméticos, Flores e Jardim, Moda e Gastronomia", acrescenta Mariza Machado, uma das sócias da Amadoria.
Critérios da curadoria:
1) Preferência para as marcas que forem participar dos dois dias
2) Quanto mais original for os produtos, melhor
3) Se tiver alguma "pegada social / ambiental", também recebe pontos a mais
4) É observado como a marca trabalha nas redes sociais, fotos e toda a forma de se comunicar com o público, pois a participação na Feira é uma extensão do trabalho da marca e a forma como ela conversa com o público no digital é essencial para ser sustentável e se destacar no mundo de hoje
5) Sempre é dado espaço para novos expositores, mas também são valorizados aqueles que participam há tempos, sendo parceiros em diversos momentos.
Sobre a Amadoria
A Amadoria nasceu há sete anos, do desejo de três mulheres de criar um negócio pioneiro voltado para promover a conexão e o aprendizado entre as pessoas, abrangendo quatro pilares muito importantes para elas: a arte, o amor, o autoconhecimento e o bem-estar.
Amigos em comum foram responsáveis pelo "encontro" entre Bárbara Andrade e Luciana Gallo. Já Mariza Machado era amiga de infância de Bárbara. Estava formado o trio das sócias fundadoras. Cada uma com uma história diferente, em comum a experiência de terem trabalhado em grandes organizações.
Em 2021, Bárbara Damasceno e Carolyne Gomes se juntaram ao time. "Todas nós acreditávamos e ainda acreditamos na força da conexão humana, e na importância de se discutir questões que vão muito além do que aprendemos nas escolas e nas universidades", enfatiza Luciana Gallo. E ela acrescenta: "inovação e criatividade sempre estiveram no DNA da Amadoria".
Iniciada a partir de movimentos colaborativos, em que a comunidade foi convidada a co-criar o que gostaria de vivenciar por meio da Amadoria, houve ainda um financiamento coletivo - também conhecido como crowdfunding - e até mesmo um mutirão com o auxílio de dezenas de pessoas para que a primeira casa no charmoso bairro de Santa Tereza, em Belo Horizonte, ganhasse vida.
Menos de dois anos depois, a empresa se mudou para seu segundo e atual endereço, já que a casa azul de Santê ficou pequena para a quantidade de eventos que passou a acolher.
O negócio do quinteto consiste em oferecer diversos serviços para os mais variados públicos. "Tudo o que tem a ver com os nossos quatro pilares pode acontecer na nossa casa. Temos um espaço físico de 450 metros quadrados com inúmeras possibilidades", conta Carol.
Feira Mercadoria 2023
Onde: Casa Bernardi
Endereço: Rua Conde de Linhares, 308, Cidade Jardim, BH
Data: 16 e 17 de dezembro (sábado e domingo)
Horário: das 10 às 17h
Entrada gratuita para o publico em geral
Taxa para participantes: 1 dia: R$ 400; 2 dias: R$ 650