Publicidade

Estado de Minas VERAO

Demanda crescente impulsiona fabricação de cosméticos para proteção solar

Levantamento mostrou que só no último trimestre de 2023 a comercialização desses itens cresceu 50%


postado em 10/01/2024 01:04 / atualizado em 10/01/2024 01:33

Em 2023 a Farmax registrou um crescimento de 25% na produção da linha de proteção solar em comparação com o ano anterior(foto: Farmax/Divulgação)
Em 2023 a Farmax registrou um crescimento de 25% na produção da linha de proteção solar em comparação com o ano anterior (foto: Farmax/Divulgação)
A crescente demanda por itens de proteção solar está movimentando as indústrias cosméticas que estão se estruturando para acompanhar as necessidades dos consumidores, especialmente no verão. Conforme um levantamento recente da Nubimetrics sobre tendências de consumo, somente no último trimestre de 2023 a comercialização desses produtos cresceu 50% no país. E ao que tudo indica, continuará em alta nos próximos anos.

O Brasil é o terceiro maior mercado de sun care do mundo (atrás apenas de EUA e China) e a perspectiva é de crescimento acelerado até 2025, superando os R$ 4,1 bilhões em vendas, segundo dados da Euromonitor Internacional. Com recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia do uso diário do produto, independentemente da época do ano ou tempo de exposição ao sol, a categoria segue aquecida no país.

Um contexto que pode ser observado na Farmax, uma das maiores indústrias nacionais de produtos de beleza e cuidado pessoal, com fábrica em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais. Enquanto muitos estão se preparando para o inverno, nos corredores da empresa o planejamento para o verão está a todo vapor, assegurando uma antecedência mínima de cinco meses.

A estratégia por trás dos itens de proteção solar que chegam às prateleiras na estação mais quente do ano começa a ser desenhada no final do verão anterior, em março, quando as equipes internas já estão trabalhando para antecipar as necessidades dos consumidores, especialmente durante o calor.

O gerente de planejamento da Farmax, Wagner Barreto, observa que um dos fatores que ajudam a entender a crescente demanda por proteção solar é a conscientização das pessoas(foto: Farmax/Divulgação)
O gerente de planejamento da Farmax, Wagner Barreto, observa que um dos fatores que ajudam a entender a crescente demanda por proteção solar é a conscientização das pessoas (foto: Farmax/Divulgação)
De acordo com o gerente de planejamento da Farmax, Wagner Barreto, o cuidado com a linha de proteção solar é uma tarefa complexa e é por isso que a estratégia não se limita apenas a seguir a demanda sazonal. "Durante o inverno a produção já está a todo vapor. A ideia é antecipar as necessidades do verão garantindo que não haja escassez dos produtos quando a temporada chega", explica.

A linha de proteção solar da Farmax é a Sunless, que conta um mix de 62 produtos. Além do protetor solar corporal tradicional inclui ainda protetor solar em gel translúcido, protetor solar spray corporal translúcido, protetor solar anti-oleosidade facial, protetor solar sport facial, entre diversos outros.

Segundo Barreto, a empresa também mantém um estoque de segurança robusto para cobrir as vendas. "Esse cuidado extra é o que nos permite estar presentes em 95% das farmácias do Brasil, assegurando que nossos produtos estejam sempre ao alcance de todos que buscam se proteger dos raios nocivos do sol", disse o gerente de planejamento.

Em 2023 a Farmax registrou um crescimento de 25% na produção da linha de proteção solar em comparação com o ano anterior, se posicionando no segundo semestre entre as quatro principais marcas de proteção solar em farmácias, segundo o IQVIA, um dos mais importantes indicadores do segmento. "Esse aumento não é apenas uma métrica de sucesso, mas um reflexo do nosso compromisso em ajudar a cuidar da saúde da população brasileira", observou Barreto.

Além disso, as projeções da fabricante para 2024 são ainda mais robustas, com um volume previsto de unidades 30% superior em relação ao que foi produzido em 2023. "Realizamos um amplo trabalho de pesquisa e desenvolvimento especialmente para colocarmos novas soluções no mercado, como temos feito. Esse crescimento é fruto de um processo amplo, dedicado e de um comprometimento inabalável com a missão de proteger e cuidar das pessoas", conclui Wagner Barreto.

Conscientização

Barreto lembra que um dos fatores que ajudam a entender a crescente demanda por proteção solar é a conscientização das pessoas em relação aos cuidados com a saúde. Ele explica ainda que essa foi uma das razões que motivou a criação da marca Sunless. O câncer de pele, um dos mais comuns no país, é causado principalmente pela exposição excessiva aos raios ultravioleta (UV) do sol.

Para se ter ideia da importância da prevenção por meio da proteção solar, um estudo publicado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelou que da estimativa de novos casos da doença até 2025, a maioria, cerca de 31,3%, é o de pele.

"Nosso objetivo é democratizar o uso de proteção solar. Ao adotar medidas simples, como o uso regular de protetor solar para se proteger dos perigos da exposição excessiva ao sol, cada um de nós pode contribuir para reduzir os casos de câncer de pele e garantir uma vida mais saudável e protegida", conclui Barreto.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade