Publicidade

Estado de Minas QUADRINHOS

Conheça o ilustrador que dá vida a Armandinho, que é sucesso no Facebook

Artista catarinense Alexandre Beck fala sobre como surgiu o personagem que figura nas histórias que conquistam milhares de fãs na internet


postado em 06/03/2015 18:31 / atualizado em 09/03/2015 13:35

Para a vinda de Alexandre Beck a Belo Horizonte, ele criou uma tirinha especial do Armandinho, personagem que faz sucesso no Facebook(foto: Facebook/Armandinho/Reprodução)
Para a vinda de Alexandre Beck a Belo Horizonte, ele criou uma tirinha especial do Armandinho, personagem que faz sucesso no Facebook (foto: Facebook/Armandinho/Reprodução)
Um garotinho inteligente, sempre bem-humorado e que enxerga o mundo por uma ótica bem diferente. Assim é o Armandinho, personagem que protagoniza as tirinhas brasileiras mais famosas do Facebook. Com mais de 600 mil fãs na rede social, as cenas do pequenino e de seu inseparável amigo sapo encantam os internautas, que lotam as postagens com comentários de corações e smiles, além de muitos elogios.

Quem dá vida ao simpático Armandinho é o ilustrador catarinense Alexandre Beck, de 43 anos, que criou o personagem em 2009 para ilustrar uma reportagem em um jornal de Santa Catarina. Não por coincidência, o texto envolvia a relação entre pais e filhos, tema recorrente nas tirinhas que publica no Facebook. "Não tinha tempo para desenhar meus personagens. A solução foi buscar um desenho que eu já tinha pronto de um outro trabalho, e desenhei rapidamente só as pernas, para representar os pais", comenta o ilustrador sobre o surgimento do personagem – o catarinense esteve em BH para bate-papo com o público e sessão de autógrafos.

A inspiração de Alexandre Beck para criar as histórias do Armandinho, como ele mesmo diz, é o próprio mundo; bem como os costumes e os hábitos das pessoas. O catarinense atribui o sucesso do personagem a uma possível idenficação do público com os filhos, alunos ou até mesmo a própria infância. O ilustrador também considera o Facebook um meio importante para a divulgação do seu trabalho. "Antes, o Armandinho só era conhecido em Santa Catarina. Ele se tornou conhecido nacionalmente por meio da internet", comenta.

O ilustrador Alexandre Beck diz que a maior inspiração de seu trabalho são as obras do cartunista mineiro Henfil(foto: Facebook/AlexandreBeck/Reprodução)
O ilustrador Alexandre Beck diz que a maior inspiração de seu trabalho são as obras do cartunista mineiro Henfil (foto: Facebook/AlexandreBeck/Reprodução)


O dom e a motivação para as ilustrações de Alexandre Beck vêm de berço, já que desenhava desde criança e seu avô é considerado um dos grandes nomes da pintura catarinense. O pai de Armandinho se declara fã do cartunista mineiro Henfil – ícone do cartun brasileiro e falecido em 1988. "Desenhar pra mim é natural. Sou apaixonado pela arte e o trabalho do Henfil é uma motivação, principalmente pelas ideias que ele passava em suas ilustrações", conta o artista.

O sucesso das tirinhas do Armandinho ultrapassou a barreira da internet e foi parar nas páginas de quatro livros: Armandinho Zero, Um, Dois e Três. Todos lançados por seu "pai" e criador.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade