
Seu inventor foi o italiano Bartolomeo Cristofori. Nascido em Pádua, no dia 4 de maio de 1655, o especialista em música fabricava instrumentos musicais desde criança, principalmente cravo, o instrumento de teclado mais difundido da época. Como o cravo não permitia diferenças de intensidade de som, Bartolomeo buscava uma forma de conseguir imprimir intensidade ao toque, variando o som entre suave e forte. Ao substituir o material principal da reprodução dos sons no interior do instrumento, trocando penas por martelos, o italiano atingiu seu objetivo. A primeira versão do piano foi apresentada em 1709.

O novo instrumento foi denominado gravicembalo con piano e forte, expressão que em português se traduziria por cravo com piano e forte, logo simplificada para pianoforte dado que possibilitava a execução de sons pianos (fracos) e sons fortes. Por este motivo, na Itália, o piano, ainda hoje, é chamado pianoforte.
Para celebrar os 360 anos do nascimento de Bartolomeo Cristofori, o Google produziu um Doodle interativo sobre o inventor. Além de apresentar o interior do piano para quem acessa o buscador, a animação permite que se aumente ou reduza a força do toque do músico.
(com Portal EBC)