Publicidade

Estado de Minas CULTURA

Doodle do Google homenageia Eiji Tsuburaya

O diretor de efeitos especiais japonês foi precursor no cinema e fez sucesso com o filme Godzilla de 1954


postado em 07/07/2015 08:59 / atualizado em 07/07/2015 09:06

O 114º aniversário diretor de efeitos especiais Eiji Tsuburaya recebeu uma homenagem do Doodle, destaque da busca do Google para celebração de datas comemorativas, nesta terça, dia 7 de julho. Tsuburaya, ou Elichi Tsumuraya (outra redação possível para o seu nome), nasceu em Sukagawa, Japão, e foi responsável pelos efeitos especiais de diversos filmes de ciência-ficção. Foi co-criador da série Godzilla  e o criador principal de Ultraman.

Seu interesse na sétima arte se iniciou quando, aos dez anos, Tsuburaya adquiriu um projetor de segunda mão e o manejou com relativa facilidade, segundo o site especializado em cinema IMDB. Ele começou a trabalhar como cinema em Kioto, aos 18 anos, se destacando na década de 20 por ser detalhista. Em 1938, se tornou o chefe de efeitos especiais nos estúdios Toho e produziu diversos filmes de propaganda japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.

Os efeitos de Eiji Tsuburaya viraram referência para os filmes e séries japonesas com monstros e super-heróis, como Ultraman, Jaspion e Changeman(foto: Uptoimg.com/Reprodução)
Os efeitos de Eiji Tsuburaya viraram referência para os filmes e séries japonesas com monstros e super-heróis, como Ultraman, Jaspion e Changeman (foto: Uptoimg.com/Reprodução)


Colaborou com o diretor Ishirô Honda no épico de monstros Godzilla (1954), filme que se tornou sucesso internacional com o dinossauro mutante Gojira e se tornou uma série de 12 longa-metragens, produzidos ao longo de 50 anos, simbolizando um ícone da cultura japonesa.

O talento de Tsuburaya o levou a ser diretor da empresa de efeitos especiais SFX, onde trabalhou em diversos filmes, entre eles H-Man (1958), O Segredo do Homem Elétrico (1960), Mothra (1961), King Kong versus Godzilla (1962) e Matango, a Ilha da Morte (1963). Ao final de sua vida, abriu sua própria produtora, Tsuburaya Productions, onde criou o personagem Ultraman, conhecido em séries de TV e filmes na década de 60.

Tsuburaya morreu em 25 de janeiro de 1970, de um ataque do coração em Shizuoka, no Japão.

(com Portal EBC)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade