Publicidade

Estado de Minas ESPORTE

Defesa histórica do goleiro Victor, na partida contra o Tijuana, em 2013, vira livro

O Milagre do Horto foi escrito por um grupo de atleticanos e traz 40 pontos de vista sobre o lance icônico do jogo válido pelas quartas-de-final da Copa Libertadores


postado em 04/05/2016 12:52 / atualizado em 04/05/2016 14:48

O momento em que o goleiro Victor, do Galo, defende o pênalti cobrado por Riascos, do Tijuana, no jogo das quartas-de-final da Libertadores de 2013, ficou na memória dos atleticanos(foto: YouTube/Reprodução)
O momento em que o goleiro Victor, do Galo, defende o pênalti cobrado por Riascos, do Tijuana, no jogo das quartas-de-final da Libertadores de 2013, ficou na memória dos atleticanos (foto: YouTube/Reprodução)
A cena não saiu mais da cabeça dos atleticanos. No dia 30 de maio de 2013, aos 47 minutos do 2º tempo da partida entre Atlético Miniero e Tijuana (México), o goleiro Victor estica sua perna esquerda chutando para longe o pênalti cobrado pelo atacante colombiano Riascos. O lance determinou a classificação inédita do Galo para as semifinais da Copa Libertadores daquele ano, eliminando o time mexicano. Semanas depois, o clube mineiro seria o campeão do torneio intercontinental na final contra o Olímpia. A defesa do pênalti no jogo contra o Tijuana é considerada, pelos atleticanos, como o momento mais marcante da campanha vitoriosa. Prova disso é a "canonização" de Victor, que passou a ser chamado de "santo" pelos torcedores após o lance.

Três anos depois, o lance histórico, ocorrido no Independência, será eternizado no livro O milagre do Horto, em alusão à defesa do pênalti e ao bairro onde está localizado o estádio. Escrito por um grupo de atleticanos, entre eles o jornalista Frederico Jota, o ilustrador André Fidusi e o publicitário Fernando Gregori, a publicação traz 40 pontos de vista sobre a defesa de Victor no jogo das oitavas-de-final da Libertadores de 2013.
O livro O Milagre do Horto só será apresentado ao público no dia 30 de maio, data da fatídica defesa do goleiro Victor há três anos(foto: Facebook/omilagredohorto/Reprodução)
O livro O Milagre do Horto só será apresentado ao público no dia 30 de maio, data da fatídica defesa do goleiro Victor há três anos (foto: Facebook/omilagredohorto/Reprodução)

"Numa futura cápsula enviada ao espaço contendo os feitos da humanidade, lá estará a defesa de Victor. Por isso, fizemos o livro. Quem sabe não o enviam para o espaço?", brinca Christian Munaier, colunista do site do canal de esportes ESPN, e um dos autores de O milagre do Horto. Ele explica que o livro retrata exclusivamente a defesa contra o Tijuana, diferentemente de outras publicações, filmes e documentários que falam da conquista da Libertadores pelo Galo, em 2013.

Entre os pontos de vista apresentados na publicação, estão os relatos de nomes importantes da história do clube mineiro, como o ex-atacante Reinaldo, o presidente do Galo em 2013, Alexandre Kalil, além de jornalistas como Fred Melo Paiva, famoso por seus textos exaltando o time alvinegro, além do depoimento do próprio goleiro Victor.

"Cada um dos autores teve total liberdade para narrar onde estava e o que registrou daquele dia 30 de maio. A riqueza do livro está na multiplicidade de estilos. Eu optei pela fantasia. Pois, para mim, aquele lance beira ao fantástico", revela Christian Munaier.

O Milagre do Horto deve ser lançado no dia 30 de maio, exatamente três anos após a partida histórica. O local do lançamento ainda não foi definido. O livro é licenciado pelo Atlético e os autores abriram mão de seus ganhos com a publicação para que os valores sejam destinados a instituições beneficentes escolhidas pelo goleiro Victor.

Relembre, abaixo, o momento "milagroso" que consagrou o defensor alvinegro:

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade