Publicidade

Estado de Minas CELEBRIDADES

Repórter Arnaldo Duran diz ser vítima da Síndrome de Machado-Joseph

Essa doença degenerativa vitimou recentemente o humorista Guilherme Karan


postado em 21/07/2016 14:25

Um dos grandes nomes do jornalismo da Rede Record, o repórter Arnaldo Duran, na foto ao lado do ex-pugilista Éder Jofre, revela que é portador da Síndrome de Machado-Joseph(foto: Facebook/arnaldo.duran.3/Reprodução)
Um dos grandes nomes do jornalismo da Rede Record, o repórter Arnaldo Duran, na foto ao lado do ex-pugilista Éder Jofre, revela que é portador da Síndrome de Machado-Joseph (foto: Facebook/arnaldo.duran.3/Reprodução)
Mais um importante nome da televisão brasileira é vítima da Síndrome de Machado-Joseph. Em sua conta oficial no Facebook, o jornalista e repórter Arnaldo Duran, atualmente na Rede Record, revelou aos fãs que sofre dessa terrível doença degenerativa, que, recentemente, causou a morte do humorista Guilherme Karan – um dos grandes nomes do programa TV Pirata, exibido pela TV Globo de 1988 a 1992.

"A doença de Machado-Joseph é denenerativa, sem cura e fatal. Mas, tenho fé. A doença não é contagiosa. Mas, como é rara, desconhecida, há muito preconceito", diz Arnaldo Duran no texto publicado no Facebook, e que acompanha o comovente vídeo. Ele foi diagnosticado com a doença em fevereiro de 2015.

Segundo o portal da Associação Atlântica de Apoio ao Doente Machado-Joseph, a síndrome causa distúrbios dos neurônios responsáveis pelo equilíbrio, coordenação motora, deglutição, fala e respiração. Não existe tratamento. O que se faz é melhorar a qualidade de vida do paciente com medicamentos para dor, depressão, contrações musculares, entre outros.

Por ser hereditária, existe 50% de chances de a doença ser passada de pai para filho. Tanto no caso do ator Guilherme Karan quanto do repórter Arnaldo Duran, outros membros da família também foram diagnosticados com o problema.

O jornalista da Rede Record, que participa principalmente do programa Domingo Espetacular, está com 64 anos e começou a trabalhar na rádio Piratininga, da cidade de Tupã (SP), nos anos 1970. Ele também já teve passagens pela TV Globo, pela extinta TV Manchete e pela Record News TV.

"Ainda não há medicamento, mas desde 2010 eu frequento uma instituição que promove a fé não emotiva, a fé não religiosa, que tem me ajudado bastante", diz o repórter no vídeo.

Assista, abaixo, à revelação emocionante do jornalista Arnaldo Duran:

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade