Publicidade

Estado de Minas INTERNET

Doodle do Google homenageia Ole Romer, que calculou a velocidade da luz

Pois é, o astrônomo dinamarquês foi o primeiro a medir a luz


postado em 07/12/2016 09:13

o Doodle do Google, nesta quarta, dia 7 de dezembro, está homenageando o astrônomo dinamarquês Ole Romer, que calculou a velocidade da luz(foto: Google.com.br/Reprodução)
o Doodle do Google, nesta quarta, dia 7 de dezembro, está homenageando o astrônomo dinamarquês Ole Romer, que calculou a velocidade da luz (foto: Google.com.br/Reprodução)
Se você acessou a busca do Google nesta quarta, dia 7 de dezembro, com certeza viu a animação do Doodle em homenagem a Ole Romer. Para quem não sabe, esse astrônomo dinamarquês, nascido em Copenhague, em 1644, foi responsável, há 340 anos (em 1676), pelo cálculo original da velocidade da luz.

Porém, essa não foi a primeira vez que um cientistas tenta chegar a esse valor. Anteriormente, o italiano Galileu Galilei, responsável por importantes descobertas da Física, especialmente na área da mecânica, já havia criado um método para se tentar medir a velocidade da luz. O problema é que o italiano não prosseguiu até a realização de um cálculo.

Ole Romer, por sua vez, conseguiu chegar ao valor de 299.792.458 m/s (ou cerca de 300 mil km/s) para a velocidade da luz, graças à observação dos intervalos de tempo entre os eclipses das luas de Júpiter. Ele percebeu que esse intervalo reduzia conforme a Terra se aproximava do maior planeta do Sistema Solar. O inverso acontecia quando nos distanciávamos de Júpiter. Com isso, Romer concluiu que a diferença entre os intervalos de tempo dos eclipses estava relacionado justamente com a velocidade da luz.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade