
Desde 2011, Lacombe vinha apresentando o noticiário esportivo do jornal Bom Dia Brasil, que é exibido de segunda a sexta das 7h30 às 8h30 pela Globo. O jornalista chegou a anunciar suas férias, na sexta, dia 13 de janeiro, dizendo que a colega Cristiane Dias ficaria em seu lugar até o mês de fevereiro. O problema é que a emissora carioca não renovou o contrato dele e as "férias" de 30 dias foram "prolongadas" indefinidamente.
Em novembro de 2016, Luís Ernesto Lacombe chamou a atenção dos brasileiros após se mostrar extremamente emocionado com a cobertura da tragédia aérea que vitimou a maioria dos jogadores e toda a equipe técnica do clube Chapecoense. A razão para o jornalista esportivo ter se sensibilizado com o acidente se deve ao fato de que, antes de começar a trabalhar na Globo, ele era funcionário da afiliada da emissora carioca em Santa Catarina, a RBS. Alguns jornalistas catarinenses mortos na tragédia eram ex-colegas de Lacombe.
A carreira na TV do jornalista esportivo começou em 1988, na TV Bandeirantes do Rio de Janeiro. Ele chegou a trabalhar na extinta TV Manchete. Em 1992, foi morar em Florianópolis e assinou o contrato com a RBS. Mais tarde, de volta ao Rio, passou a trabalhar na Globo, fazendo reportagens e narrações esportivas também para os canais Globo News e SporTV, da Globosat.
Muito além das reportagens, Luís Ernesto Lacombe ficou conhecido em todo o Brasil após passar sete anos à frente do programa Esporte Espetacular, exibido aos domingos pela emissora da família Marinho.