Publicidade

Estado de Minas CINEMA

Depois das reclamações de 2016, Oscar volta a ter indicações de atores negros

Este ano, são seis os indicados: Denzel Washington, Viola Davis, Ruth Negga, Octavia Spencer, Naomie Harris e Mahershala Ali


postado em 25/01/2017 13:08 / atualizado em 25/01/2017 13:29

O ator Denzel Washington, vencedor de dois prêmios Oscar, voltou a ser indicado em 2017, pela atuação no filme Um Limite Entre Nós, que também é dirigido por ele(foto: YouTube/Cinemaginando Trailers/Reprodução)
O ator Denzel Washington, vencedor de dois prêmios Oscar, voltou a ser indicado em 2017, pela atuação no filme Um Limite Entre Nós, que também é dirigido por ele (foto: YouTube/Cinemaginando Trailers/Reprodução)
Ao contrário de 2016, quando atores negros foram ignorados pela Academia de Artes e Ciência Cinematográficas de Hollywood, a lista do Oscar 2017 conta com o recorde de indicações: foram seis atores negros indicados no total. Denzel Washington e Viola Davis por Um Limite Entre Nós, Ruth Negga por Loving, Octavia Spencer por Estrelas Além do Tempo, Naomie Harris e Mahershala Ali por Moonlight: Sob a Luz do Luar.

Até agora, a premiação com mais negros indicados havia sido a de 2006, ano em que foram lançados os filmes Dreamgirls e Ray, com cinco indicações.

No ano passado, todos os 20 indicados nas categorias de atuação eram brancos, o que gerou críticas nas redes sociais e a repercussão da campanha #OscarSoWhite (#OscarMuitoBranco). Para mudar essa imagem, em 2017 as seis principais categorias possuem pelo menos um diretor, atriz ou ator negro.

Este ano se destacam três filmes com atores e temática afro-americanos: Cercas, Estrelas Além do Tempo e Moonlight: Sob a Luz do Luar.

Entre os indicados à categoria de Melhor Filme está Cercas, estrelado por Denzel Washington e Viola Davis, ambos negros. Denzel Washington foi indicado a Melhor Ator e Viola Davis está na lista de Melhor Atriz Coadjuvante. O ator também dirigiu o filme.

O ano de 2017 também é o primeiro em que três atrizes negras são indicadas em uma mesma categoria, a de coadjuvante. Além disso, Viola Davis se tornou este ano a primeira atriz negra a ser indicada três vezes ao Oscar.

O segundo mais indicado, Moonlight: Sob a Luz do Luar, foi dirigido, protagonizado e escrito por negros. O filme também teve a primeira indicação de uma mulher negra concocrrendo na categora de melhor edição: Joi McMillon. Moonlight concorre em oito categorias, assim como A Chegada. La La Land: Cantando Emoções, com 14 indicações, igualou o recorde de indicações de Titanic (1997) e A Malvada (1950).

Confira todos os vencedores do Oscar que são negros:

  • 1940 – Melhor Atriz Coadjuvante: Hattie McDaniel (E o Vento Levou)

  • 1964 – Melhor Ator: Sidney Poitier (Uma Voz nas Sombras)

  • 1982 – Melhor Ator Coadjuvante: Louis Gossett (A Força do Destino)

  • 1990 – Melhor Ator Coadjuvante: Denzel Washington (Tempo de Glória)

  • 1991 – Melhor Atriz Coadjuvante: Whoopi Goldberg (Ghost, do Outro Lado da Vida)

  • 1997 – Melhor Ator Coadjuvante: Cuba Gooding Jr. (Jerry Maguire)

  • 2002 – Melhor Ator: Denzel Washington (Dia de Treinamento); Melhor Atriz: Halle Berry (Monster's Ball)

  • 2004 – Melhor Ator Coadjuvante: Morgan Freeman (Menina de Ouro)

  • 2005 – Melhor Ator: Jamie Foxx (Ray)

  • 2007 – Melhor Ator: Forest Whitaker (O Último Rei da Escócia); Melhor Atriz Coadjuvante: Jennifer Hudson (Dreamgirls)

  • 2010 – Melhor Atriz Coadjuvante: Mo'Nique  (Preciosa: Uma História de Esperança)

  • 2012 – Melhor Atriz Coadjuvante: Octavia Spencer (Histórias Cruzadas)

  • 2014 – Melhor Atriz Coadjuvante: Lupita Nyong'o (12 Anos de Escravidão); Melhor Diretor: Steve McQueen (12 Anos de Escravidão)

Desde a primeira edição da maior premiação do cinema, apenas 66 negros foram indicados e 16 foram premiados. Enquanto 1617 não-negros foram indicados e 333 deles ganharam uma estatueta.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade