Publicidade

Estado de Minas LITERATURA

No domingo, dia 19, o Brasil lembrou os 50 anos de morte de João Guimarães Rosa

O célebre escritor mineiro, natural de Cordisburgo, morreu pouco depois de ser eleito imortal da Academia Brasileira de Letras


postado em 20/11/2017 11:52 / atualizado em 20/11/2017 12:17

Após acompanhar vaqueiros pelo cerrado em 1953, o escritor mineiro João Guimarães Rosa viria a usar as experiências adquiridas como ferramentas para a publicação da célebre obra Grande Sertão: Veredas(foto: Milla Petrillo/CB/D.A Press)
Após acompanhar vaqueiros pelo cerrado em 1953, o escritor mineiro João Guimarães Rosa viria a usar as experiências adquiridas como ferramentas para a publicação da célebre obra Grande Sertão: Veredas (foto: Milla Petrillo/CB/D.A Press)
Há meio século, no dia 19 de novembro de 1967, morria o escritor João Guimarães Rosa, apenas três dias depois de assumir a cadeira número 2 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele havia sido eleito quatro anos antes, por unanimidade, em 1963 – porém, adiou sua posse. No auge da carreira, o autor consagrado por sua recriação da linguagem da literatura brasileira temia a emoção de tomar posse como acadêmico e, de fato, um infarto o matou aos 59 anos de idade.

Naquele mês de novembro de 1967, os jornais da época destacavam o fato de que, em uma mesma semana, a filha do autor mineiro, Wilma Guimarães Rosa, lançaria seu primeiro livro, Acontecências, no dia 13, e três dias depois, seu pai tomaria posse na ABL.

"Eram duas maravilhosas acontecências em nossas vidas, eu lançando meu primeiro livro e meu pai tendo o coroamento da carreira literária dele. Infelizmente, para nossa tristeza, no domingo, Dia da Bandeira [19 de novembro] que ele tanto reverenciava, Deus o chamou. Foi uma semana que começou linda, mágica, entusiasmante, e terminou de um modo trágico para todos nós, família, amigos, leitores, admiradores. Porém, resta o consolo da frase que meu pai proferiu, junto com o discurso de posse na Academia Brasileira de Letras: as pessoas não morrem, ficam encantadas", relembra Wilma, em depoimento publicado na página do Facebook da editora Nova Fronteira, que há três décadas é responsável pela publicação das obras de Guimarães Rosa.

Homenagens foram prestadas ao autor em vários pontos do país no domingo (19). Em Belo Horizonte, a praça Guimarães Rosa, no bairro Cidade Nova, foi reinaugurada, passando a contar com uma estátua em homenagem ao célebre mineiro. Também neste domingo, em São Paulo, a Livraria da Vila, no bairro dos Jardins, recebeu atores, entre eles Lima Duarte, para leituras de trechos do romance Grande Sertão: Veredas.

História

Nascido em Cordisburgo (MG), em 27 de junho de 1908, João Guimarães Rosa se mudou aos 10 anos para Belo Horizonte, onde se formou em Medicina em 1930 e começou a trabalhar como capitão médico da Força Pública do Estado de Minas Gerais. Um ano antes da formatura, porém, ele já havia tido sua estreia literária, com a publicação na revista O Cruzeiro do conto O mistério de Highmore Hall.

Em 1936, a coletânea de versos Magma, obra inédita, recebe o Prêmio Academia Brasileira de Letras, com elogios do poeta Guilherme de Almeida (1890-1969). Nessa época, Guimarães Rosa já havia iniciado a carreira de diplomata, na qual ingressara por concurso em 1934.

Ao longo das duas décadas seguintes, foi sucessivamente cônsul em Hamburgo, na Alemanha; secretário de embaixada em Bogotá, na Colômbia; chefe de gabinete do ministro João Neves da Fontoura (a quem viria a suceder, na ABL), e representante brasileiro em conferências de Paz e da Unesco, em Paris. Em 1951, voltou ao Brasil e foi nomeado novamente chefe de gabinete do chanceler João Neves da Fontoura, e depois chefe da Divisão de Orçamento (1953) e do Serviço de Demarcação de Fronteiras do Itamaraty.

Paralela à carreira de diplomata, a de escritor já lhe havia garantido lugar de destaque na literatura brasileira desde 1946, com a publicação do livro de contos Sagarana. As inovações na linguagem, a estrutura narrativa e a riqueza nos simbolismos são características que marcam o novo significado da temática regionalista na literatura brasileira, trazido pelos contos de Guimarães Rosa.

Em 1952, o escritor fez uma longa excursão pelo cerrado, que o colocou em contato com os cenários, os personagens e as histórias que ele iria recriar em sua obra-prima, o romance Grande Sertão: Veredas, lançado em 1956, juntamente com o ciclo novelesco Corpo de Baile. Indiscutivelmente um dos mais importantes textos da literatura brasileira e mundial, o livro foi o único brasileiro, entre obras de escritores de 54 países, a ser incluído em um ranking publicado em 2002 na Noruega dos 100 melhores romances do mundo.

Na tarefa de experimentar e recriar a linguagem literária, Guimarães Rosa inventou vocábulos, utilizou arcaísmos e palavras populares e recorreu a inovações semânticas e sintáticas. Primeiras Estórias (1962), Campo Geral (1964) e Tutaméia 0 Terceiras Estórias (1967) foram outras obras desse escritor universal, traduzido e publicado em diversas línguas, adaptado para o cinema e a televisão e detentor de vários prêmios literários.

(com Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade