Publicidade

Estado de Minas CINEMA

O Grande Circo Místico é escolhido como representante brasileiro para o Oscar

Filme de Cacá Diegues é uma adaptação do poema homônimo de Jorge de Lima


postado em 11/09/2018 14:46 / atualizado em 11/09/2018 14:13

O filme O Grande Circo Místico, de Cacá Diegues, foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para tentar uma vaga na disputa pelo Oscar 2019(foto: YouTube/UniFrance/Reprodução)
O filme O Grande Circo Místico, de Cacá Diegues, foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para tentar uma vaga na disputa pelo Oscar 2019 (foto: YouTube/UniFrance/Reprodução)
Você curte cinema? Então saiba que o Brasil já escolheu o nome do filme que será indicado para tentar concorrer ao Oscar 2019 na categoria Melhor Filme Estrangeiro. O Grande Circo Místico (exibido nos festivais de Cannes e Gramado) é dirigido pelo cineasta alagoano Cacá Diegues, o mais novo integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL). Gerações de artistas circenses se entrecruzam na trama do filme que precisa enfrentar, inicialmente, nada menos que 100 longas, de diversas nações, para ser incluído na lista final do Oscar.

Estrelado por Daniel de Oliveira, Juliano Cazarré, Jesuíta Barbosa e Bruna Linzmeyer, o filme, que é uam adaptação do poema O Grande Circo Místico, do escritor alagoano Jorge de Lima (1893-1953), foi escolhido pelo comitê da Academia Brasileira de Cinema, que tem como participantes a atriz Bárbara Paz, a produtora Lucy Barreto e os diretores Flávio Tambellini e Jefferson De, além de outros cinco integrantes. Por enquanto, o Brasil já teve quatro chances de conquistar Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, desde 1962, quando a produção O Pagador de Promessas representou nosso país na premiação americana.

Em 2018, 22 produções competiam pela vaga de representante nacional. Há três anos, a animação O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, também competiu pela estatueta dedicada a Melhor Longa-metragem de Animação. Reunidos na Cinemateca Brasileira, em São Paulo (SP), os integrantes do comitê escolheram o filme de Cacá, que, em meados de dezembro, pode estar na lista afunilada da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável por eleger os vencedores do Oscar. Outras participações (como finalista) do Brasil, vieram com O Quatrilho (1995), O Que é Isso, Companheiro? (1997) e Central do Brasil (1998). O anúncio do prêmio se dará em 24 de fevereiro de 2019.

Confira, abaixo, o trailer de O Grande Circo Místico:

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade