Publicidade

Estado de Minas CELEBRIDADES

Simaria tem recaída da tuberculose ganglionar.

Cantora sertaneja vai interromper a carreira para o tratamento da doença


postado em 17/09/2018 11:40 / atualizado em 18/09/2018 11:56

A cantora sertaneja Simaria, que faz dupla com a irmã Simone, votou a interromper a carreira para tratar a tuberculose ganglionar(foto: Instagram/simaria/Reprodução)
A cantora sertaneja Simaria, que faz dupla com a irmã Simone, votou a interromper a carreira para tratar a tuberculose ganglionar (foto: Instagram/simaria/Reprodução)

Depois de retornar aos palcos em agosto deste ano, a cantora sertaneja Simaria, que faz dupla com a irmã Simone, voltou a ter uma recaída da tuberculose ganglionar, doença que a deixou internada no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP), no mês de abril. No sábado, dia 15 de setembro, em show realizado em Santa Catarina, apenas Simone apareceu no palco. Ela aproveitou a ocasião para anunciar que a dupla fará uma pausa na carreira enquanto a irmã retoma os tratamentos.

"Dois meses de tratamento dela. Ela começou a passar muito mal. Nesse momento, ela se encontra fazendo novos exames por conta da doença dela. E por esse motivo, vamos dar uma pausa nos nossos trabalhos, à espera de concluir o tratamento da Simaria", comenta Simone na apresentação. Ela já havia realizado shows solo enquanto Simaria se recuperava desse doença séria.

Vale lembrar que no dia 27 de maio, a cantora baiana aproveitou para publicar uma mensagem em sua conta oficial no Instagram, agradecendo o apoio dos fãs – são mais de 11,7 milhões de seguidores só nessa rede social. "Quero agradecer a todos vocês pela minha recuperação. Agradecer a minha irmã @simoneses, uma guerreira, que está segurando essa caminhada sozinha e aproveitar pra dizer que eu a amo com todo o meu coração [...] Obrigada meu povo brasileiro e solidário pela torcida. Espero voltar logo para vocês. Não esqueçam que a saúde é o bem mais valioso que nós temos, sem ela não somos nada", diz Simaria no post.

Tuberculose ganglionar

O site da Encontro mostrou, anteriormente, que esse tipo de tuberculose que atinge a artista sertaneja não é fatal, porém, é mais raro do que a forma pulmonar (mais comum) da doença. Além disso, a causa e a forma de infecção são as mesmas. "A tuberculose ganglionar também é causada pelo bacilo de Koch e a contaminação ocorre pelo ar, geralmente, a partir da proximidade com uma pessoa doente que tossiu ou espirrou sem proteger devidamente a boca e o nariz", esclarece infectologista Tânia Marcial, da Sociedade Mineira de Infectologia, em entrevista para a Encontro.

A diferença entre a tuebrculose pulmonar e a ganglionar, conforme a médica, é que, ao invés do bacilo causador da doença se instalar nos pulmões, ele faz um "desvio" pela corrente sanguínea e se deposita nos gânglios linfáticos, que são glândulas espalhadas pelo corpo e que fazem parte do sistema de defesa do organismo. Geralmente, os gânglios mais atingidos são os do pescoço, como é o caso de Simaria.

De acordo com Tânia Marcial, os principais efeitos da tuberculose ganglionar no corpo são: febre, emagrecimento, perda de apetite e surgimento de caroços principalmente no pescoço – isso ocorre porque os gânglios da região, ao serem atingidos pelo bacilo de Koch, ficam inchados.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade