Publicidade

Estado de Minas CULTURA

A Virada Cultural está de volta a Belo Horizonte

A última edição aconteceu em 2016 e teve shows de grandes artistas, como Lenine, Criolo, Elza Soares e Flávio Renegado.


postado em 23/04/2019 15:00

O cantor pernambucano Lenine se apresentou na Virada Cultural de 2016(foto: Fernanda Bombonato / Divulgação)
O cantor pernambucano Lenine se apresentou na Virada Cultural de 2016 (foto: Fernanda Bombonato / Divulgação)

Pode comemorar! A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou que realizará a 5ª edição da Virada Cultural em 2019, entre os dias 20 e 21 de julho. O hipercentro da capital será tomado durante 24 horas por 400 atrações artísticas, com a expectativa de atrair cerca de 500 mil pessoas para os espaços públicos da cidade. "A Virada traz o diferencial do olhar para o hipercentro, uma vivência diferente no espaço público e uma abertura para a experimentação e novos formatos", disse secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira.

A Virada Cultural começou em 2013, com o objetivo de trazer para diversos espaços da capital shows, performances, peças de teatro e oficinas de gastronomia. A última edição do evento aconteceu em 2016 e teve um público de 580 mil pessoas espalhadas pelas ruas e parques de Belo Horizonte. Dentro da programação com 500 atrações estavam shows de grandes nomes da música brasileira, como Elza Soares, Lenine, Criolo e Flávio Renegado.

Para este ano, a Prefeitura pretende inovar com a criação de um circuito artístico no centro da capital usando seis pontos como âncoras: viaduto Santa Tereza, Parque Municipal, Praça Sete, esquina da rua da Bahia com avenida Santos Dumont, rua Guaicurus e rua Goiás. Os caminhos entre esses pontos terão intervenções artísticas e performances pelo percurso. "Iremos incentivar a circulação das pessoas pelas ruas e a observação de aspectos da arquitetura e do patrimônio cultural, usufruindo de intervenções gratuitas, próximas, e que gerem um sentimento de afeto pela cidade", disse a presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fabíola Moulin. 

Das 400 atrações da Virada Cultural, 120 delas serão selecionadas através de um edital público. Os interessados têm até o dia 12 de maio para inscrever projetos de arte urbana, música, dança, circo, gastronomia, moda e outros segmentos. Todo o processo será feito online, através do site www.viradacultural.pbh.gov.br. A 5ª edição do evento conta com um orçamento previsto de 850 mil reais, sendo que o valor pode aumentar com a captação de parcerias e de patrocinadores.


Virada Cultural de Belo Horizonte 2019

De 20 de julho, às 17h, a 21 de julho, às 17h

Acompanhe: facebook, instagram: @viradaculturalBH

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade