Publicidade

Estado de Minas CIÊNCIA

Literatura e ciência no Espaço do Conhecimento da UFMG

A tarde de sábado no museu terá teatro, debate e oficina sobre o método científico para crianças


postado em 22/04/2019 14:38 / atualizado em 22/04/2019 17:30

Babu Xavier, Bárbara Amaral e Tininho Silva, da Cia Canta Contos(foto: Fernando Macaco/Divulgação)
Babu Xavier, Bárbara Amaral e Tininho Silva, da Cia Canta Contos (foto: Fernando Macaco/Divulgação)
A tarde do sábado (dia 27 de abril) promete ser bastante movimentada no Espaço do Conhecimento da UFMG. O museu será a casa de uma oficina que ensina as crianças a usarem o método científico de um jeito bem divertido, uma peça de teatro baseada no livro “O Menino do Espelho” de Fernando Sabino e um debate sobre a obra de uma autora afro-americana que rompeu barreiras e preconceitos no mundo da ficção científica. Uma novidade na programação é a estreia da nova temporada do Café Controverso, onde especialistas vão discutir assuntos relacionados a qualidade de vida e bem-estar. O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade ao lado do Museu das Minas e Metal.

A programação começa com a atividade “Brincando de ser cientista”, na qual os participantes precisam descobrir qual é o objeto que está dentro de uma caixa sem abri-la. A oficina foi elaborada para ensinar as crianças a usarem o método científico de uma forma desafiadora e divertida, com a criação de hipóteses e argumentos que expliquem a origem do objeto misterioso. A atividade começa às 14h, é gratuita e recomendada para maiores de 6 anos.

Às 17h, a Cia Canta Contos apresenta o espetáculo “O Menino Sabino”. A peça é inspirada no livro “O Menino do Espelho” do escritor mineiro Fernando Sabino. No livro, o autor compartilha histórias, memórias e fantasias da sua infância. A entrada é gratuita e o espetáculo terá tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O debate do Clube de Leitura sobre o livro “A Parábola do Semeador” fecha a programação do sábado. A obra foi escrita por Octavia Butler, escritora afro-americana conhecida por suas ficções científicas que abordam questões relacionadas ao feminismo, racismo e preconceito. Para participar dessa discussão, os interessados devem se inscrever pelo e-mail conhecimento.monitoria@gmail.com. As vagas são limitadas.

Café Controverso: Edição Viver Bem
Tema: Transformação social e cultura: como podemos avaliar e medir nossas ações?
Quando: Sábado, 27 de abril, às 10h
Entrada: gratuita

Brincando de ser cientista
Quando: Sábado, 27 de abril, às 14h
Classificação: a partir de 6 anos
Entrada: gratuita

Multiverso apresenta O Menino Sabino
Quando: Sábado, 27 de abril, às 17h
Classificação: livre
Entrada: gratuita

Clube de Leitura - Parábola do Semeador
Quando: sábado, 27 de abril, às 18h15
Classificação: a partir de 12 anos
Entrada: gratuita

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade