Publicidade

Estado de Minas FERIADO

Veja a programação da Semana Santa em Minas

Procissões, missas e encenações são presença confirmadas nas celebrações da capital e de cidades históricas


postado em 18/04/2019 10:59

A celebração da Semana Santa em Ouro Preto é uma das mais tradicionais do estado.(foto: Pixabay)
A celebração da Semana Santa em Ouro Preto é uma das mais tradicionais do estado. (foto: Pixabay)
A Semana Santa é uma celebração tradicional em Minas Gerais, onde fé e cultura se misturam. Procissões e encenações tomam as ruas e praças do estado durante o feriado, passando pelas avenidas movimentadas e pelas ruas dos centros históricos. Certas cidades possuem tradições seculares, como belos tapetes de serragem colorida feitos pelos próprios moradores de Tiradentes, Mariana e Ouro Preto.

Belo Horizonte

A capital está com a programação cheia para a Semana Santa. Nesta quarta (17), acontecerá a Procissão do Encontro, com saídas programadas na Basílica Nossa Senhora de Lourdes e na Paróquia São José. As procissões se encontrarão às 19h30 na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, onde será realizado o Sermão do Encontro. Na quinta-feira a programação começa cedo. Às 9h da manhã o Ginásio do Mineirinho será a casa da Missa da Unidade. Após a celebração, uma coreografia será realizado em homenagem a Brumadinho.

Na Sexta-Feira da Paixão acontecerá a Via-sacra no centro, com saída na Praça da Liberdade e chegada na Igreja Nossa Senhora de Boa Viagem, onde acontecerá o Sermão da Paixão do Senhor. Já o Domingo de Páscoa conta com missas por toda a cidade. A Basílica Nossa Senhora de Lourdes por exemplo, está programada para realizar seis missas ao longo do dia, que começam às 7h30, 9h, 10h30, 12h, 18h e 20h. 

Mariana

A cidade histórica também possui uma tradição secular na celebração da Semana Santa. Na noite de quinta-feira, o Arcebispo Dom Airton José dos Santos será o responsável por presidir a Celebração Eucarística e a Cerimônia de Lava Pés. Já a Sexta-Feira da Paixão é marcada pelas vias sacras que acontecem na cidade. Às 19h30 em frente a Igreja São Francisco, o Arcebispo Dom Walmor Oliveira de Azevedo celebrará o Sermão do Descendimento da Cruz.

O Sábado de Aleluia é reservado à realização da Vigília Pascal em vários pontos da cidade. No Domingo de Páscoa, a cidade acorda decorada com tapetes de serragem colorida nas ruas e com colchas de retalhos e vasos de flores nas janelas. A programação do dia termina com a Procissão da Ressurreição, que segue em direção a Praça da Sé.

Ouro Preto

A Semana Santa de Ouro Preto é tão famosa quanto o seu Carnaval. Às 17h da quarta-feira será realizado o Ofício das Trevas, uma missa em latim que é celebrada a luz de velas, na Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões. No dia seguinte, às 20h acontecerá a Cerimônia de Lava-Pés em frente a Igreja São Francisco de Assis. Três horas depois começará a Procissão do Fogaréu, quando os fiéis saem de túnica e capuz, carregando tochas e seguindo a imagem de Jesus Flagelado pelas ruas do centro histórico.

A programação da Sexta-Feira Santa começará às 9h com o Sermão das Sete Últimas Palavras, na Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões. O dia termina com a Procissão do Enterro, cuja saída está marcada para às 20h. Na noite do Sábado de Aleluia, os fiéis vão para as ruas confeccionar os tapetes de serragem colorida para a procissão do Domingo de Páscoa. A tradição de fazer essa decoração começou no século XVIII e é aberta a toda a comunidade.

Sabará

A cidade vizinha de Belo Horizonte conta com uma agenda única para a Semana Santa. Na quarta-feira, acontecerá a procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores em direção a Igreja Nossa Senhora do Carmo, onde será celebrado o Ofício das Trevas. A Sexta-Feira da Paixão começa cedo na cidade, às 3h20 com a caminhada e oração do terço em direção a Igreja São Francisco. Assim que os fiéis chegam ao local, começa a preparação para a saída da Via Sacra da Penitência.

No dia seguinte, acontecem as Orações da Manhã nas Igrejas Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora da Conceição. O Domingo de Páscoa começa com a Santa Missa da Ressurreição, que será celebrada pelo Dom Geovane Luís da Silva às 8h30. Logo depois acontecerá a Procissão do Triunfo com as três Bênçãos Solenes do Santíssimo.

Tiradentes

Com mais de 300 anos de história, Tiradentes é uma das cidades com maior tradição na celebração da Semana Santa. Durante a Sexta-Feira da Paixão, os sinos das igrejas não são tocados como sinal de luto. No fim do dia, acontecerá a Procissão do Senhor Morto, com saída prevista para às 20h na Igreja Matriz de Santo Antônio.

No Sábado de Aleluia, será realizado às 19h a Celebração Solene da Vigília Pascal. Durante a madrugada, os moradores de Tiradentes também saem às ruas para preparar os seus tapetes de serragem colorida. A programação do Domingo de Páscoa começa às 7h30 com a Procissão do Santíssimo Sacramento, que percorre as ruas do centro histórico da cidade.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade