Publicidade

Estado de Minas LIVROS

Voluntários da leitura mudam vidas em Belo Horizonte

Deficientes visuais e crianças hospitalizadas ganham carinho e atenção através de projetos em BH


postado em 15/04/2019 12:31 / atualizado em 16/04/2019 16:00

A Trupe Conta Contos começou em 2015, depois de uma oficina de contacão de historias(foto: Padua de Carvalho)
A Trupe Conta Contos começou em 2015, depois de uma oficina de contacão de historias (foto: Padua de Carvalho)
Espalhados por alguns cantos de Belo Horizonte, existem heróis que usam o poder das palavras e das histórias para ajudar quem precisa. Sem usar capa ou roupa apertada, essas pessoas fazem mágica para encaixar na sua rotina os projetos voluntários, que contribuem na inclusão social de deficientes visuais e no bem-estar de jovens hospitalizados. 

Embora o trabalho voluntário seja baseado na doação, isso não quer dizer que os participantes não recebem nada de volta. "A gente ensina mas aprende muito com os alunos. No setor Braille vemos a coragem com que eles encaram a vida e isso transforma a nossa", contou a professora do grupo de inglês para deficientes visuais Lúcia Helena.
 

Trupe Conta Contos

Dentro dos hospitais, as aventuras da Branca de Neve e da Menina Bonita do Laço de Fita transportam crianças e adolescentes para outras realidades. Toda terça-feira, a Trupe Conta Contos transforma a brinquedoteca do Hospital Infantil João Paulo II em um palco de histórias. "Às vezes chegam as crianças arrastando o seu suporte de soro. Então a gente tem que ter muito cuidado com o tipo de histórias que contamos", contou o contador de histórias e idealizador do projeto Pierre André, cujo livro favorito é "O pescador, o anel e o rei". 
Os grupos de estudos para cegos tem duraçao aproximada de duas horas(foto: Padua de Carvalho)
Os grupos de estudos para cegos tem duraçao aproximada de duas horas (foto: Padua de Carvalho)
 

O projeto voluntário nasceu depois de uma das reuniões mensais da Trupe, quando os integrantes "cismaram" de ir para os hospitais contar histórias. Parte da motivação veio da história de vida do próprio Pierre, que passou grande parte da sua vida batalhando contra a diabetes e o câncer: "Como Deus me ajudou tanto por estar vivo, decidi que queria fazer esse trabalho voluntário". A Trupe Conta Contos também faz visitas a lares de idosos e de crianças que estão sob medida protetiva. Os interessados em participarem do projeto voluntário devem ligar para (31) 99774-9051.

Voluntários do Setor Braille

No segundo andar da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais fica o setor Braille, com mais de 2000 títulos impressos e audiolivros no acervo. Mas a atuação do departamento não fica restrita apenas à literatura. Durante a semana, voluntários emprestam a sua visão para que os deficientes visuais que participam dos grupos de estudo possam ler os livros e apostilas que não foram transcritos para o Braille. O trabalho é focado em prepará-los para concursos públicos, contribuindo na inserção no mercado de trabalho. "Aprendizado nunca é demais. Quando eu estudava para concursos era por necessidade. Mas hoje, que estou formada e tenho um bom emprego, participo mais por questão de conhecimento e para encontrar o pessoal" contou a aluna Juliana Ribeiro.
 
Se eu tenho um conhecimento é obrigação compartilhar com outras pessoas, diz a professora Lucia Helena(foto: Padua de Castro)
Se eu tenho um conhecimento é obrigação compartilhar com outras pessoas, diz a professora Lucia Helena (foto: Padua de Castro)
 
 
Fundado em 1965, o setor sempre buscou ir de encontro às dificuldades dos cegos. Segundo a diretora de extensão e ação regionalizada Gildete Veloso "O foco é a literatura, mas fugimos um pouco para atender às maiores necessidades deles, seja ensinando inglês ou questões de concursos públicos".

O setor Braille também conta com outras atividades, como o "tempo para ler", onde duas voluntárias leem um livro para o grupo, e o "clube de leitura" que acontece a cada dois meses e é baseado no debate da obra de um autor que possua livros em Braille no acervo. Para se tornar um voluntário basta comparecer ao setor e preencher um formulário com os seus horários disponíveis.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade