Publicidade

Estado de Minas FÉRIAS

Confira a programação dos festivais de inverno

Oficinas, shows e festivais de gastronomia acontecem em várias regiões do estado e são opção para curtir o mês de julho


postado em 10/07/2019 11:41 / atualizado em 12/07/2019 23:46

Festival de Sabará terá programação cultural para toda a família(foto: Assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Sabará)
Festival de Sabará terá programação cultural para toda a família (foto: Assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Sabará)
Arte, música e diversão. Os festivais de inverno já começaram a esquentar as férias de julho com uma extensa programação, que acontece em diversas regiões do estado. O cardápio é bem variado. São muitas atrações, de música celta à sertaneja, oficinas de teatro e literatura, dança, mostras de cinema e gastronomia com o melhor da culinária mineira e novidades trazidas pelos food trucks, trilha ecológica e até aulas de empreendedorismo. Diante de tantas opções, difícil não encontrar uma programação que agrade. Fique de olho e parta para a sua.

Sabará

O festival de inverno de Sabará, na Grande BH, completa 50 anos e a proposta da  programação é agradar a toda a família com atrações bem variadas, para crianças e adultos. O festival comemora também o aniversário da cidade histórica, que completa 308 anos no dia 17 de julho, e depois segue com uma extensa programação até o dia 28.  As ações vão ocupar diferentes espaços públicos. Acontecem no centro histórico da cidade e também nos bairros, com atrações durante o dia e à noite. Entre os destaques deste ano, estão as oficinas de circo com a Trupe Gaia, percussão, teatro e dança. A programação do dia 13 de julho, sábado, é um dos destaques, inclui apresentação do Grupo Galpão com o espetáculo “Os gigantes da montanha”. O cenário será montado na Praça Santa Rita.

Confira a agenda completa do festival: www.sousabara.com.br

Conceição do Mato Dentro

Em Conceição do Mato Dentro, a 160 quilômetros de Belo Horizonte, o primeiro festival de inverno acontece a partir deste sábado (13) e vai até 21 de julho, com programação gratuita. Além das oficinas que acontecem na cidade, o festival se estende também aos distritos de Córregos, Tapera e Santo Antônio do Cruzeiro. Entre as atrações, haverá apresentação de teatro de bonecos do Grupo Giramundo, shows com Maurício Tizumba e Tom Nascimento. O tema do Festival é o “Patrimônio cultural e diversidade”. Durante nove dias a programação cultural gratuita será realizada em espaços como praças, ruas, e escolas públicas. Extrapolando a agenda oficial do festival, há opções para os mais alternativos, como caminhadas ecológicas na região que é rica em belezas naturais e cachoeiras, oficinas de gastronomia e até empreendedorismo para artesãos.

Inscrições e informações pelo site: www.festivaldeinvernocmd.com.br

Sul de Minas

Em Monte Verde, distrito de Camanducaia conhecido como a Suíça brasileira por suas baixas temperaturas, a 5ª edição do Festival de Inverno da cidade promete aquecer o público em plena Serra da Mantiqueira. Os eventos acontecem durante todos os sábados deste mês. Artistas de diversas partes do Brasil e do mundo participam do festival na pequena Monte Verde. Há opções gratuitas de dança, música e teatro. As atrações são bem variadas, incluindo até mesmo shows de música celta, escocesa e irlandesa. Em Extrema, no Sul de Minas, a 10ª edição do Festival de Inverno acontece durante os meses de julho e agosto com atrações culturais, música e gastronomia. A programação deste ano inclui  show de rock com a banda Sepultura, show sertanejo raiz com Sérgio Reis, blues, jazz, além de dança, teatro, artes plásticas e festival de Food Trucks.

Confira as programações:www.extrematur.com.br/agendas

Ouro Preto e Mariana

O Festival de Inverno de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade acontece entre os dias 6 e 21 de julho de 2019. Neste ano, o Festival fará uma homenagem às Cavalhadas de Amarantina, registradas em 2011 como patrimônio cultural de Ouro Preto. Esse ano será comemorado também o aniversário de 50 anos da Universidade Federal de Ouro Preto, que desde 2004 é a responsável pela realização do Festival. Na programação estão previstas apresentações musicais e de teatro, mostras de cinema, intervenções, exposições, debates e palestras. A programação será realizada em espaços públicos, centros culturais, bairros e distritos da região de Ouro Preto, Mariana e João Monlevade.

Confira: www.ouropreto.mg.gov.br

São João del-Rei

O festival da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei) vai movimentar a cidade histórica na  última semana de julho, entre os dias 20 e 28. O público poderá escolher entre um total de 135 atrações artístico-culturais gratuitas que traduzem o tema “Semear”, escolhido para esta edição. Em 2019, a arte e a cultura são vistas como alternativas para outras formas de viver em sociedade. A diversidade é o conceito que inspirou a programação deste ano do festival. Shows musicais, lançamentos de livros, concursos de poesia são apenas um pedacinho da ampla atividade que pode ser conferida no site www.invernocultural.ufsj.edu.br

Itapecerica

Até 21 de julho, a 25ª edição do Festival de Inverno de Itapecerica, promete. O evento está entre os mais tradicionais e diversificados de Minas Gerais e traz uma ampla programação gratuita, espalhada pelas principais praças e espaços culturais da cidade. Apresentações musicais, exposições, oficinas e a segunda edição do Festival Literário de Itapecerica (Felita), estão na agenda. Entre os shows, Blitz, Skank e Alcione vão esquentar as férias. Mas as atrações são para toda a família. Para o público infantil teatro e circo são o ponto alto. Confira a programação: www.festivaldeinverno.itapecerica-mg.com.br

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade