Publicidade

Estado de Minas ARTE

CCBB celebra aniversário com obras do artista suíço Paul Klee

A mostra chega a BH depois de ser vista por mais de 400 mil pessoas no Rio de Janeiro e em São Paulo


postado em 28/08/2019 16:01

Duas obras de Paul Klee, ambas produzidas em 1940. O artista dizia que
Duas obras de Paul Klee, ambas produzidas em 1940. O artista dizia que "uma linha é um ponto que foi dar uma volta" (foto: Agência Galo/Divulgação)
Neste mês de agosto, o Centro Cultural Banco do Brasil, de Belo Horizonte (CCBB BH) completou seis anos de atividade. Para comemorar a data, o museu, que é um dos mais importantes da capital mineira, dedicou um andar inteiro a obras do consagrado artista suíço Paul Klee. Com mais de 120 criações, entre pinturas, papéis, gravuras, desenhos e objetos pessoais, a mostra Equilíbrio Instável estará aberta ao público até o dia 18 de novembro.

Paul Klee viveu na primeira metade do século XX e se destacou pelo seu estilo único, que flertava com vários movimentos artísticos diferentes. "Ele não tem um estilo, tem uma atitude. Klee fazia alguns trabalhos sem se preocupar com resultado", diz a curadora Fabienne Eggelhöfer. Ela trouxe as obras diretamente do Zentrum Paul Klee, museu na Suíça que possui mais de 4 mil trabalhos do artista.

O nome da exposição (Equilíbrio Instável) é uma metáfora, tanto das obras como da vida do artista. Klee viveu os horrores da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e ainda teve que fugir da perseguição do Partido Nazista durante a década de 30. Segundo a curadora, "como essa é a primeira grande exposição do artista na América Latina, optamos por fazer uma retrospectiva do seu trabalho".

Ao longo das diferentes salas da exposição, todas climatizadas a 20ºC para preservar as obras originais, o visitante vai descobrindo a evolução do artista, desde os primeiros traços feitos na infância até sua última pintura.

Exposição Paul Klee - Equilíbrio Instável
Data: Até 18 de novembro
Onde: CCBB BH - Praça da Liberdade, 450, Funcionários

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade