Publicidade

Estado de Minas CULTURA

Mostra na Casa Fiat destaca a história do design italiano

A mostra Beleza em Movimento é gratuita e traz automóveis que marcaram época


postado em 13/08/2019 17:36 / atualizado em 13/08/2019 17:57

Ícones do design: exposição Beleza em Movimento, na Casa Fiat, em BH, reúne automóveis, obras de arte, filmes e miniaturas(foto: Studio Cerri/Casa Fiat/Divulgação)
Ícones do design: exposição Beleza em Movimento, na Casa Fiat, em BH, reúne automóveis, obras de arte, filmes e miniaturas (foto: Studio Cerri/Casa Fiat/Divulgação)
Automóveis, miniaturas, instalações multimídia e obras de arte vão remontar, na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, a história do design italiano. A exposição Beleza em Movimento pode ser visitada, gratuitamente, no espaço, que fica na Praça da Liberdade, até o dia 3 de novembro. São mais de 100 peças expostas e a curadoria é de Peter Fassbender, diretor do Centro de Design da Fiat Chrysler, com a colaboração da arquiteta e historiadora italiana Maddalena D'Alfonso.

Para os loucos por carros, a exposição apresenta os trabalhos de cinco dos mais importantes escritórios de design de carros que são verdadeiros ícones dos anos 1910 a 1960: Bertone (1912), Zagato (1919), Touring Superleggera (1926), Pininfarina (1930) e GFG Style (1960). Peter Fassbender lembra que a Itália até hoje inspira a produção de veículos. "A liberdade com que criavam os automóveis permitiu a experimentação de formas ousadas, provocatórias e com um olhar sempre para o horizonte", ressalta.

A exposição Beleza em Movimento pode ser visitada, em Belo Horizonte, até o dia 3 de novembro(foto: Studio Cerri/Casa Fiat/Divulgação)
A exposição Beleza em Movimento pode ser visitada, em Belo Horizonte, até o dia 3 de novembro (foto: Studio Cerri/Casa Fiat/Divulgação)
Entre as obras de arte, o público terá à disposição trabalhos de Umberto Boccioni, Emilio Vedova, Giulio Turcato, Pietro Consagra e Lucio Fontana. O cinema também marca presença com produções dos anos de 1940 a 1970.

De acordo com Fernão Silveira, presidente da Casa Fiat, a exposição Beleza em Movimento reforça o intercâmbio cultural entre Brasil e Itália. "Essa exposição nasce com o objetivo de exaltar e homenagear a pluralidade das criações italianas, por meio de uma coletânea de peças icônicas que influenciaram a nossa vida cotidiana e continuam a povoar os nossos maiores sonhos", afirma.

Em outro ambiente, os visitantes podem relembrar duelos famosos protagonizados por grandes pilotos da Fórmula 1, como o francês Alain Prost, o alemão Michael Schumacher, e os brasileiros Nelson Piquet e Ayrton Senna. Além disso, uma seção dedicada ao design de som vai destacar o ronco dos motores de automóveis clássicos.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade