Publicidade

Estado de Minas PATRIMÔNIO

Teatro Municipal de Sabará será reinaugurado no próximo dia 19

O local histórico ficou fechado por mais de dois anos para restauração


postado em 13/09/2019 16:56

(foto: Iphan/Divulgação)
(foto: Iphan/Divulgação)
No Dia Nacional do Teatro (19 de setembro), a população da histórica de Sabará (MG) receberá de volta um dos ícones da cidade. O Teatro Municipal teve sua restauração concluída e será reinaugurado. As obras, que começaram há dois anos, custaram R$ 2,6 milhões e foram subsidiadas pelo Governo Federal por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Inaugurado em junho de 1819, O Teatro Muncipal de Sabará, carinhosamente conhecido como Teatrinho, é o segundo mais antigo do Brasil, ficando atrás apenas do Teatro de Ouro Preto (MG), que começou a funcionar em 1770. O prédio possui quase mil metros quadrados e capacidade para 400 pessoas. O interior é do tipo italiano - formato de ferradura, com o palco elevado, ao centro.

Durante as obras de restauração, foram recuperados o piso de madeira e as portas e janelas. Além disso, foram substituídos o telhado, o forro do teto e as instalações hidráulicas. O Teatro Municipal de Sabará ganhou, ainda, nova pintura e novo sistema de prevenção e combate a incêndio. Adequações de acessibilidade, incluindo a instalação elevadores, também foram realizadas.

Curiosidade

O Teatro Municipal de Sabará foi tombado pelo Iphan como Patrimônio Cultural Brasileiro em 1963 e uma de suas principais características  é a boa acústica (forma harmoniosa como o som se propaga no ambiente). Inclusive há uma lenda que dá conta de que, quando o imperador Dom Pedro I visitou o "Teatrinho", em 1831, a acústica do lugar fez com que ele conseguisse ouvir comentários vindos da plateia de pessoas descontentes com seu governo.

*Com assessoria do Iphan

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade