Publicidade

Estado de Minas LITERATURA

Poetisa mineira é finalista do prêmio Jabuti

A belo-horizontina Mônica de Aquino, autora do livro Fundo Falso, lançado em 2018, é a única representante do estado na categoria poesia


postado em 26/11/2019 16:38 / atualizado em 26/11/2019 16:56

Mônica de Aquino, escritora mineira e finalista na categoria poesia:
Mônica de Aquino, escritora mineira e finalista na categoria poesia: "Ter esse reconhecimento é sempre razão para comemorar, especialmente diante de um júri sério como o de agora e ao lado de escritores que admiro" (foto: Leonardo Brasiliense/Divulgação)
A poesia que faz mistura curiosa de violência e delicadeza levou a  mineira Mônica de Aquino à final do prêmio Jabuti neste ano, referência no mundo dos prêmios literários do país. O seu livro Fundo Falso, lançado em 2018 pela Relicário Edições, está entre os finalistas da categoria poesia.

Organizado em quatro eixos - Literatura, Ensaios, Livro e Inovação -, o 61º Prêmio Jabuti teve 2.103 obras inscritas em 2019. Todas foram avaliadas por um corpo de jurados (três por categoria), especialistas nas respectivas áreas, escolhidos por meio de consulta pública e validados pelo conselho curador. Serão 19 categorias e Mônica de Aquino, de Belo Horizonte, é a única mineira nas finalistas de poesia. "Ter esse reconhecimento é sempre razão para comemorar, especialmente diante de um júri sério como o de agora e ao lado de escritores que admiro. A indicação tende a aumentar a visibilidade do livro, que ganha mais leitores", afirma Mônica. E não é o primeiro reconhecimento que Fundo Falso recebe: ele foi o vencedor do Prêmio Cidade de Belo Horizonte, em 2013, numa versão ainda inédita.

Os vencedores e o ganhador do Livro do Ano serão conhecidos ao vivo, no dia 28 de novembro, quinta-feira, em cerimônia no Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer, em São Paulo. O evento também vai contar com uma homenagem à Personalidade Literária do Ano, a escritora Conceição Evaristo.

A escolha de Conceição como Personalidade Literária do Ano foi unânime. "Sua história até publicar o primeiro texto é uma verdadeira saga, que é a luta dos escritores negros no Brasil de hoje. Justamente o país que teve sua maior associação de escritores, ABL, fundada por um autor negro", comenta Pedro Almeida, curador do Prêmio. Conceição foi vencedora do Prêmio Jabuti em 2015, na categoria Contos e Crônicas, com o livro de contos "Olhos d'água" (Pallas).

Os ganhadores de cada categoria receberão R$ 5 mil cada. Além dos prêmios em dinheiro, cada autor vai receber uma estatueta, que também será entregue às editoras dos livros selecionados. No caso de mais de um autor, o prêmio em dinheiro será dividido igualmente. Concorrem ao prêmio de Livro do Ano, no valor de R$ 100 mil, os vencedores das categorias dos Eixos Ensaios e Literatura.

Mônica é finalista do Jabuti no momento que chega às livrarias seu oitavo livro, "Continuar a Nascer", já lançado no Rio e com lançamentos nos próximos dias em São Paulo (dia 30 de novembro, na Biblioteca Mário de Andrade) e Belo Horizonte (14 de dezembro, na Casa Relicário). "Continuar a nascer" trata da sua experiência de gravidez e chegada da sua filha. A escrita procurou fugir aos clichês e idealizações que cercam o tema da gravidez, do parto e da maternidade, quase sempre vistos pelas lentes da realização, da completude, da beleza e do sagrado, ou como um fenômeno totalmente dominável pela técnica e pela medicalização.

O último trimestre de sua gestação adicionou zonas de sombra, medos e máquinas ao processo: foi descoberta uma pré-eclâmpsia grave, que levaria ao parto prematuro de sua filha. Os versos de Mônica revelam, junto de toda a beleza, que há algo assombroso nesse nascer de um coração minúsculo dentro do corpo onde há outro coração que bate, todo dia bate.

Mônica já publicou Sístole em 2005, (editora Bem-Te-vi) e cinco livros infantis, todos pela editora Miguilim: Fio da memória, Muitos jeitos de contar uma história, Gato Escaldado, Cabra cega e Um coelho de cartola. Atualmente prepara seu próximo volume de poemas, Mofo em floração, série de textos em que dialoga com o trabalho de outros poetas e artistas plásticos.

Veja os quatro eixos e as 19 categorias do Jabuti:

  • Eixo Literatura
    Conto
    Crônica
    História em Quadrinhos
    Infantil
    Juvenil
    Poesia
    Romance

  • Eixo Ensaios
    Artes
    Biografia, Documentário e Reportagem
    Ciências
    Economia Criativa
    Humanidades

  • Eixo Livro
    Capa
    Ilustração
    Impressão
    Projeto Gráfico
    Tradução

  • Eixo Inovação
    Fomento à Leitura
    Livro Brasileiro Publicado no Exterior

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade