Publicidade

Estado de Minas DESIGN

Exposição na UEMG homenageia os 100 anos da Bauhaus

Escola de artes alemã revolucionou o mundo do design ao incentivar a busca por visuais mais limpos, com formas e linhas simples


postado em 05/12/2019 15:02

Exposição em homenagem aos 100 anos da Bauhaus acontece dentro do Espaço Cultural Escola de Design da UEMG, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte(foto: UEMG/Divulgação)
Exposição em homenagem aos 100 anos da Bauhaus acontece dentro do Espaço Cultural Escola de Design da UEMG, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte (foto: UEMG/Divulgação)
Uma das instituições mais importantes da história das artes, a alemã Bauhaus, está comemorando um século, e há comemoração aqui em Belo Horizonte. Até o dia 16 de dezembro, o Espaço Cultural Escola de Design da UEMG será a casa da exposição Sentir Bauhaus, que presta uma homenagem ao aniversário da consagrada escola de artes germânica. Na mostra, painéis e móveis espalhados por um salão mostram aos visitantes o estilo dos principais protagonistas do movimento.

Fundada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius, a Bauhaus mudou o mundo das artes ao unificar conhecimentos de várias áreas, como arquitetura, escultura, pintura e desenho industrial. Apesar de ter sido criada para desenhar imóveis - Bauhaus em alemão significa "casa de construção" - a escola foi muito além da sua proposta inicial, criando uma geração de artistas que derrubaram a barreira entre as belas artes e as artes aplicadas. Grandes nomes, como os artistas plásticos Walter Kandinsky e Paul Klee, foram professores na Bauhaus durante vários anos.

Entretanto a ascensão do nazismo na Alemanha acabou com a escola, que foi fechada em 1933 por ordem do ditador Adolf Hitler. Muitos de seus professores, por terem origem judia ou russa, foram perseguidos pelos nazistas durante os anos seguintes. Apesar da repressão, o legado da Bauhaus resiste e pode ser visto no nosso cotdiano, por exemplo em paredes lisas, linhas arquitetônicas simples e janelas amplas. O próprio celular, tablet ou monitor que você está usando para ler esta matéria possui design que surgiu graças ao que foi estudado na escola de artes alemã.

A exposição Sentir Bauhaus é gratuita e traz, também, mesas redondas e debates com os professores da Escola de Design da UEMG. A programação completa consta no site da universidade mineira.

Exposição Sentir Bauhaus
Onde: Espaço Cultural Escola de Design da UEMG
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1400 – Praça da Liberdade
Data: 30 de novembro a 16 de dezembro
Horário: segunda a sábado, das 13h às 21h
Entrada gratuita

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade