Publicidade

Estado de Minas SÉTIMA ARTE

Mostra de Cinema de Tiradentes chega à 23ª edição

O evento, um dos mais importantes do país, começa no dia 24 de janeiro na cidade histórica mineira


postado em 13/01/2020 00:22 / atualizado em 15/01/2020 13:49

Antônio e Camila Pitanga, pai e filha, serão os homenageados da 23ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes(foto: Léo Lara/Universo Produção/Divulgação)
Antônio e Camila Pitanga, pai e filha, serão os homenageados da 23ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes (foto: Léo Lara/Universo Produção/Divulgação)
Tiradentes já está nos toques finais da preparação para um dos eventos mais importantes de seu calendário. Entre os dias 24 de janeiro e 1º de fevereiro, a cidade será, mais uma vez, a casa da sétima arte no Brasil. A 23ª edição da badalada Mostra de Cinema de Tiradentes chega com o tema "A imaginação como potência". O evento busca demonstrar que, apesar das várias incertezas que cercam o setor atualmente, as produções brasileiras vivem um período de efervescência criativa e de recepção, colecionando prêmios e indicações nos festivais mais importantes.

Referência quando o assunto é cinema brasileiro contemporâneo, a Mostra de Cinema de Tiradentes aconteceu pela primeira vez em 1997. Desde então, o evento promove e valoriza as produções nacionais, dando espaço para que críticos, atores e diretores possam debater sobre as suas produções. Muito mais do que apenas exibir filmes,o evento conecta público e produtores com exibições e várias outras ações culturais gratuitas que se estendem por diversos locais da charmosa cidade histórica mineira.

A abertura da mostra será inesquecível para uma família de atores. Antônio e Camila Pitanga, pai e filha, serão os homenageados desta edição. O primeiro filme que será exibido na Mostra de Cinema de Tiradentes 2020 é uma pré-estreia mundial da obra "Os escravos de Jó", que tem Antônio no elenco. O documentário "Pitanga" completa a programação da noite. Com a direção de Camila, a obra conta a vida e a carreira do pai pelos olhos da filha.

Antônio e Camila Pitanga recebem esse reconhecimento por serem dois dos nomes mais importantes da teledramaturgia brasileira. Antônio Pitanga, de 80 anos, foi um dos participantes da revolução trazida pelo Cinema Novo, entre o final dos anos 1950 e meados dos anos 1970. Já Camila integrou o elenco de diversas novelas de sucesso da TV Globo, como Velho Chico, Cama de Gato e Paraíso Tropical.

O festival não fica restrito apenas às salas cinema. A Mostra também possui várias outras atividades incluídas na programação, levando exposições, cortejos, teatro, performances e apresentações musicais para as ruas de Tiradentes. As crianças terão sessões especiais na Mostrinha, com longas e curtas-metragens voltados especialmente para elas.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade