Publicidade

Estado de Minas CURIOSIDADE

Saiba quais são os livros mais procurados na Biblioteca Pública Estadual em BH

As obras que compõem a consagrada série Harry Potter dominam a lista na categoria infanto-juvenil


postado em 20/01/2020 23:16 / atualizado em 06/02/2020 00:27

Desenhada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, localizada na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, possui um acervo com mais de 570 mil exemplares(foto: Flickr/PBH/Domínio Público)
Desenhada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, localizada na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, possui um acervo com mais de 570 mil exemplares (foto: Flickr/PBH/Domínio Público)
Para comemorar seus 125 anos de história, a Biblioteca Pública de Nova York fez um levantamento com os 10 livros mais emprestados pela instituição. Clássicos da ficção como Fahrenheit 451 (Ray Bradbury, 1953) e 1984 (George Orwell, 1949) integram a lista ao lado de obras da literatura infanto-juvenil, como O Gatola da Cartola (Dr. Seuss, 1957) e Harry Potter e a Pedra Filosofal (J. K. Rowling, 1997).

Inspirada por essa interessante iniciativa da instituição norte-americana, Encontro buscou, junto à Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, quais foram os livros mais emprestados por lá nos últimos dez anos (entre 2009 e 2019).

Fundada em 1954 pelo então governador Juscelino Kubitschek e projetada pelo célebre arquiteto Oscar Niemeyer, a Biblioteca Públca, localizada na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, é a casa de mais de 570 mil exemplares, entre livros, jornais e revistas. Com esse expressivo acervo guardado em suas prateleiras e corredores, a biblioteca preza pela acessibilidade, uma vez que o Setor Braille, um de seus departamentos, ajuda pessoas com deficiência visual a desfrutar das obras disponíveis.

Saiba quais os livros mais emprestados pela Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, separados nas categorias "adulto" e "infanto-juvenil":

(foto: Companhia das Letras/Divulgação)
(foto: Companhia das Letras/Divulgação)
Adulto

1º - Antes do Baile Verde (Lygia Fagundes Telles, 1970)
1.500 empréstimos

A coleção de contos da consagrada escritora paulista lidera com folga a lista dos livros mais emprestados pela Biblioteca Pública. A obra aborda diversos temas sensíveis e pouco falados, como o adultério, a insatisfação conjugal e a loucura.

2º - Crônica da Casa Assassinada (Lúcio Cardoso, 1959)
1.302 empréstimos

Ambientado em uma velha chácara no interior de Minas Gerais, a obra conta a história da decadência dos Meneses, uma rica família com vários segredos sórdidos.

3º - A Cabana (William P. Young, 2007)
1.189 empréstimos

Um pai atormentado pela lembrança da sua filha, que foi sequestrada durante um acampamento, recebe um convite para conversar sobre ódio, perdão e amor com a Santíssima Trindade. Este é um resumo bem rápido do que o leitor encontra em A Cabana, best-seller publicado em 2007.

4º - Grande Sertão: Veredas (Guimarães Rosa, 1956)
1.179 empréstimos

Um dos maiores clássicos da literatura brasileira, o livro narra as lembranças do jagunço Riobaldo. Com uma linguagem inovadora, a obra ganhou vários tipos de adaptações, desde filme até uma versão em quadrinhos.

5º - Cobra Norato (Raul Bopp, 1931)
1.102 empréstimos

É considerado um dos livros mais importantes do Movimento Antropófago, por conta de suas ricas descrições da fauna e flora amazônica. A obra narra a história de um poeta que mata a mítica Cobra Norato para usar sua pele como um meio de se locomover mais rápido pela floresta.

6º - Auto da Compadecida (Ariano Suassuna, 1955)
1.070 empréstimos

A obra conta as aventuras dos excêntricos Chicó e João Grilo, dois embromadores profissionais que só não conseguiram enganar a morte.

7º - Contos de Aprendiz (Carlos Drummond de Andrade, 1951)
1.070 empréstimos

Empatado com o mesmo número de empréstimos de Auto da Compadecida, está a coletânea de contos do poeta mineiro. A obra é composta por 15 histórias repletas de críticas e ironias que falam sobre a emoção e o deslumbramento trazido por algumas invenções da modernidade.

8º - Bom-Crioulo (Adolfo Caminha, 1895)
1.036 empréstimos

Publicado em 1895, a obra conta a história de Amaro, um escravo fugitivo que se alista na Marinha. Anos depois, ele conhece Aleixo, um jovem de pele clara e olhos azuis, com quem viveria um romance. O livro de Adolfo Caminha aborda diversos tabus da época, como a homossexualidade em um ambiente militar e o relacionamento entre pessoas de diferentes etnias.

9º - A Menina que Roubava Livros (Markus Suzak, 2005)
995 empréstimos

Bastante conhecida também por sua versão cinematográfica, a obra conta a história de Liesel Meminger, uma garota alemã que luta por sua sobrevivência na Alemanha Nazista, durante a Segunda Guerra Mundial.

10º - Obras Psicológicas (Sigmund Freud, vários períodos)
994 empréstimos

Criada pelo Instituto de Psicanálise de Londres para difundir os conhecimentos elaborados pelo psiquiatra austríaco, Obras Psicológicas é uma coletânea com os principais textos escritos pelo pai da psicanálise.

(foto: Panini/Divulgação)
(foto: Panini/Divulgação)
Infanto-juvenil

1º - Turma da Mônica Jovem (Mauricio de Sousa, 2008)
1.013 empréstimos

As aventuras de uma das turminhas mais queridas do Brasil desenhadas em estilo mangá é quem lidera a lista dos livros infanto-juvenis mais emprestados pela biblioteca pública. A obra possui edições mensais que contam histórias da Turma da Mônica, agora na adolescência.

2º - Harry Potter e a Pedra Filosofal (J. K. Rowling, 1997)
937 empréstimos

O livro que deu o pontapé inicial na saga de um dos bruxos mais famosos do cinema, conta o princípio da história de Harry Potter, um garoto órfão que foi abandonado na porta da casa de seus tios. Sua vida muda completamente quando, aos onze anos de idade, ele é convidado a estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

3º - Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (J. K. Rowling, 1999)
510 empréstimos

O terceiro livro da famosa saga narra um episódio no qual Harry Potter e sua turma de bruxos terá de descobrir a verdade por trás de Sirius Black, um feiticeiro conhecido por ter matado 13 pessoas com apenas uma magia.

4º - Harry Potter e a Câmara Secreta (J. K. Rowling, 1998)
501 empréstimos

O segundo livro da série tem o seguinte ponto de partida: algo misterioso assombra os corredores da escola, deixando vários alunos petrificados. Algumas pessoas culpam Harry Potter pelo ocorrido, por conta de suas ligações com o estranho Lord Voldemort.

5º - Harry Potter e o Cálice de Fogo (J. K. Rowling, 2000)
457 empréstimos

Agora no seu quarto ano em Hogwarts, Harry é escolhido para participar do Torneio Tribuxo, uma competição amistosa entre as três maiores escolas de magia da Europa. Porém, Lord Voldemort tem outros planos, criando percalços perigosos na jornada do herói da saga.

6º - Harry Potter e a Ordem da Fênix (J. K. Rowling, 2003)
445 empréstimos

Apesar de ter lutado frente a frente com o lorde das trevas, poucas pessoas acreditam no relato de Harry sobre o ressurgimento de Voldemort. Decidido a preparar os seus amigos para a guerra que aproxima contra as forças do mal, o bruxo cria um grupo secreto para praticar as magias de defesa.

7º - Harry Potter e as Relíquias da Morte (J. K. Rowling, 2007)
434 empréstimos

Tudo que é bom tem um fim. O sétimo e último livro da saga de Harry Potter narra as aventuras que ele e seu grupo de amigos vivem para destruir as horcruxes, artefatos mágicos que garantem vida eterna a Lord Voldemort.

8º - Cavaleiros do Zodíaco (Masami Kurumada, 2001)
407 empréstimos

O mangá da série animada que fez muito sucesso na extinta TV Manchete na década de 1990 narra as aventuras dos Cavaleiros de Bronze (Seiya, Shun, Shiryu e Hyoga), que lutam contra as forças do mal e abusos dos deuses da mitologia grega.

9º - Mau Começo (Lemony Snicket, 1999)
398 empréstimos

O livro conta a história dos irmãos Baudelaire. Herdeiros da fortuna deixada por seus pais, que morreram em um incêndio, as crianças são adotadas pelo excêntrico Conde Olaf, um senhor extremamente mesquinho e interesseiro. A série de livros ganhou uma versão nos cinemas: Desventuras em Série, filme estrelado por Jim Carrey.

10º - Harry Potter e o Enigma do Príncipe (J. K. Rowling, 2005)
366 empréstimos

O sexto livro da franquia narra uma história que se passa quando, treinando para seu confronto final contra Voldemort, Harry Potter se une ao diretor Alvo Dumbledore para tentar encontrar a fraqueza do lorde das trevas.

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade