Publicidade

Estado de Minas CULTURA

Casa Fiat anuncia exposição de Botticelli para maio

Mostra irá contar com mais de duas dezenas de obras vindas de 11 museus e coleções particulares


postado em 14/02/2020 14:18

"Vênus" de Botticelli, do acervo do Museu Reali, de Turim (foto: Casa Fiat/Divulgação)
Em comemoração a seus 14 anos, a Casa Fiat de Cultura irá trazer para sua sede na Praça da Liberdade a exposição "Botticelli e seu Tempo". A mostra, que tem curadoria do historiador italiano Alessandro Cecchi, irá contar com mais de duas dezenas de obras de Sandro Botticelli (1445-1510) e de artistas  contemporâneos do mestre italiano. A inauguração será no dia 5 de maio e a previsão é de que fique por aqui até 12 de julho. Com acervo de 11 museus, além de coleções particulares, a exposição terá como uma de suas maiores atrações a "Vênus" que pertence ao Museu Reali, de Turim.

O custo de trazer as obras do pintor Renascentista para o Brasil não foi divulgado, mas o presidente da Casa Fiat de Cultura, Fernão Silveira, disse que o investimento será o dobro do empregado na mostra "São Francisco na Arte de Mestres Italianos", que recebeu mais de 116 mil pessoas. A expectativa é que esse número seja batido. "Traremos obras que jamais vieram para o Brasil", disse Fernão.

Botticelli viveu a maior parte de sua vida em Florença, na Itália, onde nasceu. Ali retratou diversas famílias da época, em especial os Médicis, de quem era protegido. A exposição da Casa Fiat será dividida em três núcleos: "O primeiro Mestre e o Início em Florença"; "Entre o Sacro e o Profano – um Intérprete de seu Tempo"; e "Crise Espiritual e Artística".

Em seus 14 anos, a Casa Fiat realizou 55 exposições nacionais e internacionais. Ao todo, mais de 2,7 milhões de pessoas passaram por seus corredores (primeiro no Belvedere e a partir de 2014 na Praça da Liberdade). Entre as mostras de maior sucesso estão, além da sobre São Francisco, "A Arte Italiana do Masp (2006), "Rodin – do Ateliê ao Museu" (2009), "Roma – A Vida e os Imperadores" (2011), "Caravaggio e seus Seguidores" (2012) e "Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano" (2019).

Os comentários não representam a opinião da revista e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade